Paraíba

SENAI PB e startup Capacitech aprovam projeto de aplicativo para inclusão de alunos

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 12 de abril de 2023

O projeto será executado pelos próximos 18 meses no Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial.

Equipe responsável pelo projeto.

O mês de abril é marcado pela conscientização do transtorno do espectro do autista e também pela valorização da inovação e criatividade para solução de dilemas da sociedade. Ideias e soluções inovadoras surgem cada vez mais para auxiliar neurodivergentes e pessoas com necessidades inclusivas.

Um resultado dessa junção é o projeto “Desenvolvimento de aplicativo para consolidação da inclusão de alunos no Programa SENAI de Ações Inclusivas”, submetido pela startup Capacitech Educação LTDA e pelo SENAI da Paraíba, aprovado na Plataforma de Inovação da Indústria. O projeto será executado pelos próximos 18 meses no Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial, em Campina Grande.

A startup, incubada no Parque Tecnológico da Paraíba, tem a proposta de desenvolver um aplicativo mobile e web que atenda ainda mais as necessidades pedagógicas e cognitivas do processo de ensino e aprendizagem de alunos com neurodiversidade atendidas pelo Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI). Com o software, a expectativa é simplificar e otimizar o processo de aprendizagem, utilizando metodologias inclusivas de ensino.

“É extremamente importante termos projetos de inovação voltados para o público de portadores de deficiência, pois ajudam a melhorar a qualidade de vida e a inclusão dessas pessoas na sociedade. Algumas das razões pelas quais esses projetos são importantes são o aumento da acessibilidade, a promoção da independência, o estímulo à criatividade e principalmente a inclusão social.”, comenta Wagner Porto, gerente executivo do da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI da Paraíba.

O que é o PSAI?

O programa SENAI de Ações Inclusivas promove o acesso e inclusão a pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social. O PSAI oferece acessibilidade e apoio ao aluno em todo o processo de aprendizagem, com adequação de cursos a pessoas com deficiência e promove a inclusão no mercado de trabalho. Para as empresas, o PSAI atua na prestação de consultorias e capacitações empresariais para a contratação com mais inclusão e acessibilidade.

O que é a Plataforma de Inovação da Indústria?

A Plataforma de Inovação da Indústria é um programa  responsável por financiar projetos e serviços inovadores do SENAI e do SESI em todo o Brasil, com a finalidade de aumentar a produtividade e otimização da sociedade e da indústria. Atualmente a Plataforma destina mais de 78,4 milhões de reais para o desenvolvimentos de projetos nos Institutos SENAI de Inovação, Institutos SENAI de Tecnologia e Centros de Inovação do SESI.

Para saber mais sobre a plataforma, acesse o Portal da Plataforma de Inovação da Indústria.

Texto Colaboração | Laura Almeida