Ao longo desta semana, o SENAI Centro de Educação Profissional professor Stenio Lopes em Campina Grande, sediou as competições da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento e da Saga da Inovação na Paraíba.
Nesta sexta-feira, 25/10 foram revelados os vencedores nas ocupações: Computação em Nuvem, Aplicação de revestimento Cerâmico, Instalador de Eletricidade Predial, Confeitaria, Design Gráfico, Polimecânica e Automação, que foram disputadas na Olimpíada. A solenidade de premiação contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, da diretora Regional do SENAI da PB, Marinalda Adjuto, do Procurador do Ministério Público do Trabalho, Paulo Germano Costa e do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Lucas Ribeiro.
Os alunos vencedores desta etapa estadual irão representar a Paraíba, na Etapa Nacional da Olimpíada, também conhecida como as seletivas para a WorldSkills 2020, que é o maior Torneio Internacional de Educação Profissional, e que acontecerá em 2021, em Shanghai, na China.
Nesta etapa participaram nove alunos do SENAI, e a classificação foi a seguinte:
Na ocupação Eletricista de Instalações Prediais:
1º LUGAR: Joel Davi (Instrutor Geivisson Nicresson)
Na ocupação Computação em Nuvens:
1º LUGAR: Maria Eduarda (Instrutor Luiz do Nascimento)
Na ocupação Design Gráfico:
1º LUGAR: Caio Nascimento (Instrutor Julionito Gallards)
Na ocupação de Polimecânica e Automação:
1º LUGAR: Ismael Jorge
2º LUGAR: Renan Barros
Na ocupação Aplicador de Revestimento Cerâmico:
1º LUGAR: Felipe David
2º LUGAR: João Vitor Praxedes
Na ocupação Confeitaria (Houve empate técnico e pelas regras da Competição, dois alunos ficaram com o primeiro lugar): Hélida de Oliveira e Ana Lúcia.
A unidade do SENAI recebeu ao longo desta semana, mais de 200 estudantes, que competiram na Olimpíada, no Inova SENAI, no Grand Prix SENAI de Inovação e também no Desafio SENAI de Projetos Integradores, que bem mais que competições, são estratégias educacionais que promovem a inovação e o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais dos alunos da instituição.
Na programação houve ainda um campeonato de LOL, um jogo eletrônico LOL que tem alcançado um nível de importância mundial no cenário de E- sports na atualidade. Sete equipes formadas por alunos do SESI e do SENAI competiram e foram premiados os participantes que se classificaram em 1º, 2º e 3º lugares.
O resultado final foi o seguinte: em 1º lugar ficou o time Victory Gods, formado pelos alunos: Myzla Santos, John Cassimiro, Júlyo Cesar, Paulo Ricardo e Maria Vitória; Em 2º lugar, o time Time Fish Black, formado pelos alunos: Igor Devyson, Caio, Lucas , André e Samuel de Souza. E em 3º lugar, o time Malicius Chaos, formado pelos alunos: Daniel, Kalleb, Luis, Vitor e Wanderson.
Já no Grand Prix que é uma maratona de inovação aberta, as escuderias tiveram 48 horas para propor soluções para os desafios lançados no evento. Três equipes participaram, e a classificação foi a seguinte:
A escuderia amarela ficou em primeiro lugar com o projeto Ponto de reuso. A escuderia vermelha ficou em segundo lugar com o projeto frutos do coco, em terceiro lugar ficou a escuderia verde, com o projeto Memórias.
Mas as premiações não pararam por ai, no Inova SENAI, que é uma mostra de produtos e processos inovadores desenvolvidos por alunos e instrutores da instituição, reuniu 29 projetos nesta edição, as equipes foram premiadas nas seguintes categorias: produto Inovador, Tecnologias Educacionais, Tecnologias Inclusivas, Processo Inovador e Voto Popular.
Na Categoria Tecnologias Educacionais
O primeiro lugar ficou com a equipe do projeto Soberania, formada pelos alunos: Jefferson Araújo, Miguel Trindade, Rosiclei Flor, Gercino Filho, e os instrutores: Adriana Gomes e Julionito Gallards. O segundo lugar ficou com a equipe do projeto Ensitec formado pelos alunos: André Lima, Isaac Rocha, Paulo Santos e o instrutor José Luiz do Nascimento Júnior.
Na Categoria Tecnologias Assistivas (ou inclusivas)
O primeiro lugar ficou com a equipe do projeto Capsom – Sistema de conversão, formada pelos alunos: Paulo Santos, Isaac Rocha, Douglas Myckael, e os instrutores José Luiz do Nascimento Júnior e Karoline Pombo. O segundo lugar ficou com a equipe do projeto Etiquetas Inclusivas, formada pelos alunos: Andre Lima, Israel Rodrigues, Lucas Daniel e os instrutores José Luiz do Nascimento Júnior e Fabiana Hiluey.
Na Categoria Processo Inovador
O primeiro lugar ficou com a equipe do projeto RS Brain formada pelos alunos: Bruna Mirelly, Israel Rodrigues, Paulo Santos e Paula Ingrid, sob a orientação dos instrutores José Luiz do Nascimento Júnior e Vladimir da Costa.
O segundo lugar ficou com a equipe do projeto Business Health formada pelos alunos: Adam Dias, Flávia Dantas, Rayanne Gomes e o instrutor Francisco Cid.
Já o terceiro lugar ficou com a equipe do projeto Doctor Now formada pelos alunos: Paulo Santos, Isaac Rocha e os instrutores José Luís do Nascimento Júnior.
Na Categoria Produto Inovador
O primeiro lugar ficou com a equipe do projeto Master Badge formada pelos alunos: Brenda Santos, Jaqueline Santos, André Figueiredo, Erineide Brasileiro e os instrutores: Adriana Gomes e Julionito Gallards. O segundo lugar ficou com a equipe do projeto Tire Footwear formada pelos alunos: Layane Oliveira, Luiza Queiroz, Gilclecio Medeiros e os instrutores Djalma Andrade e Karoline Pombo.
O TERCEIRO LUGAR ficou com a equipe do projeto Decorative Plate Made With Paper formada pelos alunos: Lucas de Paiva, Nathalia Souza, Leonardo Alves e a Instrutora: Tatiana Pereira.
Na Categoria Voto Popular, onde há uma interação entre a comunidade com os participantes do Projeto, nesta edição, o número de votos computados superou as metas estabelecidas. Os projetos receberam 14930 votos.
Com um total de 3649 votos, o que representou 24,4% dos votos totais, o Projeto RS Brain foi o grande vencedor na categoria Voto Popular.
A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada há mais de 20 anos no Brasil, a competição, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5374.