SENAI Promove o Acesso a Educação Profissional

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 02 de agosto de 2007

A busca pela qualificação profissional nas empresas/indústrias sempre esteve entre as metas do SENAI que é considerado o maior complexo de educação profissional da América Latina, e apóia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica.

Para ampliar o acesso à educação profissional, o SENAI desenvolve desde 1999, em todo o país, o Projeto Estratégico Nacional de "Inclusão das Pessoas com Necessidades Especiais nos Programas de Educação Profissional", e ainda o Programa de Ações Inclusivas que promove a igualdade de gênero, raça e etnia levando a educação profissional para os cidadãos que por algum motivo sociocultural, ou por puro preconceito, perdem o acesso a educação profissional.

Na Paraíba o SENAI através do Centro de Ações Móveis - CAM oferece uma série de cursos por intermédio do Programa Ações Inclusivas, entre eles Corte e Costura Industrial Tecido Plano, Confeccionador de Bonecas, Costureiro Industrial em Malha entre outros. Os cursos realizados em parceria com as prefeituras, já aconteceu na cidade de Olivedos, Catolé do Rocha, Marcação e em Campina Grande.

Na cidade de Marcação, o SENAI realizou um curso de Costureiro Industrial em Malha para representantes de uma comunidade indígena, já em Catolé do Rocha, o curso Confeccionador de Bonecas, reuniu uma turma de 30 mulheres, e entre elas, um homem. Na cidade de Olivedos a capacitação foi de Corte e Costura Industrial em Tecido Plano.

Informações adicionais sobre o Programa SENAI de Ações Inclusivas do CAM através do telefone: () 3331-3501.