O uso da tecnologia tem modificado o modo como os jovens aprendem e se preparam para o mercado de trabalho, com a revolução tecnológica, os profissionais precisam desenvolver habilidades com o uso de novas ferramentas, o que acaba demandando dos professores, abordagens inovadoras, em sala de aula.
Neste contexto, o SENAI da Paraíba iniciou nesta quarta-feira, 23/01, no auditório da FIEP, em Campina Grande, o II Workshop Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI/PB "Geração S: conectando você ao futuro". O evento reúne instrutores, coordenadores pedagógicos, supervisores, Interlocutores e coordenadores da área de Educação e Tecnologia da instituição
Hoje a programação reuniu especialistas das áreas de Empreendedorismo Digital, Neuropsicologia, Educação Inclusiva, e da Psicanálise Aplicada à Educação e Saúde. Palestrantes como a Futurista Estratégica, Pesquisadora de Futuros, Humanista e Educadora, Conteudista e Empreendedora Digital, Jaqueline Weigel, a gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Departamento Nacional do SENAI, Deusa Carvalho Ramos, a Neuropsicóloga e Mestra em Recursos Humanos, Josiplessis Marques, e a interlocutora do Programa SENAI de Ações Inclusivas, Adriana Barufaldi, além da coordenadora do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Universidade, da Prefeitura Municipal de Campina Grande, do psicanalista clínico e mestre em Psicanálise Aplicada em Educação e Saúde, Hérgiton Teodomiro Linhares e o professor do Instituto dos Cegos de Campina Grande, Rodolfo Virgínio.
“Sempre no inicio de cada ano, reunimos nossos profissionais da área de Educação e Tecnologia, para que possamos discutir temas relevantes que possam ser trabalhados ao longo do ano letivo em sala de aula. Hoje na abertura do Workshop tivemos uma palestra com Jaqueline Weigel, pesquisadora de Futuros, Humanista e Educadora que fez uma apresentação brilhante sobre o futurismo, e o que ela trouxe para nós é de grande relevância, porque foram mostradas as mudanças nas profissões, como a indústria tem se preparado para essa realidade, e diante disso, o SENAI que é responsável pela formação de mão-de-obra para o setor precisa preparar os jovens para um ambiente de trabalho cada vez mais moderno, que exigirá habilidades com o uso das tecnologias na indústria 4.0, que exigirá um alto nível de qualificação”, ressaltou Marinalda Adjuto, diretora Regional do SENAI da Paraíba.
A diretora do SENAI comentou que os avanços trazidos pela indústria 4.0 exigem dos profissionais, qualificação e domínio das tecnologias, já das instituições de Educação Profissional um ensino adequado a atual realidade. “Os profissionais precisam estudar cada vez mais, além de estarem conectados as novas tecnologias, e instituições como o SENAI que é responsável pela formação de mão de obra, precisa entender qual o perfil profissional que a indústria vai precisar daqui há 05, 10 anos. Não podemos nos acomodar, precisamos buscar as inovações, e inserir ainda mais as tecnologias, como recursos didáticos, em nossos centros de ensino”, disse.
Nesta quinta-feira, dia 24, e na sexta, 25/01 a programação do Workshop será nos Centros do SENAI, em João Pessoa, Bayeux, Campina Grande e na cidade de Sousa, onde serão debatidos os Eixos Temáticos, Educação Profissional, Tecnologia e Inovação.