Compartilhar

Paraíba

Servidores do IBGE que atuarão na Pesquisa do Censo Demográfico participam de treinamento no SESI Rio Tinto

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 18 de agosto de 2022

Essa é a segunda vez esse ano, que o IBGE utiliza a estrutura do Centro de Treinamento do SESI, em Rio Tinto para capacitar os servidores


 

Um grupo de 30 profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que atuará na Pesquisa de Pós Enumeração - PPE, que mensura a qualidade e cobertura do Censo Demográfico 2022, está participando desde o último domingo, 14/08, de uma capacitação no Centro de Treinamento Parque da Mata, do SESI, em Rio Tinto.

A Pesquisa de Pós Enumeração vai avaliar se houve falhas de cobertura durante o censo, ou seja, se pessoas ou domicílios foram contados a mais ou se deixaram de ser contados. A PPE será realizada entre agosto e dezembro de 2022 em 4.795 setores censitários selecionados em todo o Brasil, e aqui na Paraíba serão 125 setores, contemplando uma amostra de cerca de 1,5% dos setores do censo.

Essa é a segunda vez esse ano, que o IBGE utiliza a estrutura do Centro de Treinamento do SESI, em Rio Tinto para capacitar os servidores. No mês de abril, uma equipe de 24 colaboradores do Instituto participou de uma capacitação estadual envolvendo o Censo Demográfico 2022.

O coordenador da PPE na Paraíba, Eurico Barreto Sprakel falou sobre a escolha do Centro de Treinamento do SESI para realizar as capacitações.

“O SESI Parque da Mata, já foi utilizado pelo IBGE, em outros treinamentos, e todos os nossos servidores gostaram do atendimento, dos serviços prestados, que vão além do espaço para o treinamento, aqui nós temos a ginástica laboral, a academia, ou seja, como nossos treinamentos são por imersão, ficamos afastados das cidades, para que haja um contato maior entre os treinandos e instrutores, temos outros serviços, um apoio, uma estrutura, o que acaba sendo ideal para os treinamentos do IBGE, ressaltou.

A PPE 2022 ajuda a apurar onde ocorrem as falhas relacionadas a cobertura do levantamento do Censo Demográfico, por isso, os resultados da pesquisa são essenciais e contribuem para a maior transparência dos resultados. Ela é utilizada também para identificar áreas que requerem maior atenção em operações futuras e fornece subsídios para os trabalhos de elaboração das estimativas e projeções populacionais.

Centro de Treinamento do SESI

O Centro de Treinamento do SESI, na cidade de Rio Tinto possui auditório com ambiente climatizado, data show, telão, mesa para autoridades e púlpito, além de um mini auditório e uma sala de apoio.

Informações sobre reservas podem ser obtidas através do telefone: (83) 3291-4750.

Outras Notícias