SESI distribui Material sobre Avaliação de Riscos no Trabalho

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 28 de junho de 2010

De forma gratuita o SESI está disponibilizando, as indústrias, Material Técnico-educativo sobre Avaliação de Riscos no Trabalho. Um conteúdo de alta qualidade e fácil compreensão, produzido pela OSHA – Agência Européia para a Segurança e Saúde no Trabalho. Na Paraíba a equipe de saúde do SESI/Distrito Industrial de Campina Grande – Cat. João Rique Ferreira, está visitando as indústrias e repassando o material.

Para o SESI, a segurança no trabalho é um assunto extremamente importante não só para os trabalhadores, mas para toda a indústria. O cotidiano de uma empresa traz infinitas situações que podem acarretar em acidentes de trabalho. Além disso, o dia a dia dos trabalhadores pode ajudar a desenvolver doenças silenciosas, como lesões na coluna e músculos. Por essa razão, empresários e funcionários devem está informados e atentos quanto à questão de segurança e do bem-estar.

A fim de promover ambientes de trabalho seguros e saudáveis, estão sendo distribuídos mais de 300 tipos materiais educativos que enfocam temas como Saúde e Segurança no Trabalho e Qualidade de Vida. No total, são três séries educativas: “SST 2010 - Avaliação de Riscos”, um método para identificação de perigos existentes no processo produtivo e os riscos de causar danos ao trabalhador e a empresa; “SST 2009 – Com Prevenção é que se faz”, este ensina medidas básicas a serem adotadas para a melhoria das condições de segurança e saúde, prevenindo acidentes e doenças no trabalho. E, por último, “De Bem com a Vida” (em breve), são vídeos que mostram histórias reais de trabalhadores da indústria, abordando temas variados como diabetes, hipertensão, alimentação, obesidade, atividades físicas e muitos outros.

A intenção do SESI é voltar a atenção das empresas para a redução dos riscos e também olhar para a área financeira, jurídica e social da empresa. Afinal, quando se evita que alguém se machuque ou lesione, está evitando também gastos com a substituição do funcionário debilitado ou com uma ação judicial, com a contribuição para o Fator Acidentário de Prevenção – FAP e para a diminuição do fluxo na saúde pública.

Na Paraíba, de acordo com informações da gerência do Cat. João Rique Ferreira, 15 empresas de Campina Grande já tiveram acesso ao material, dentre essas a São Paulo Alpargatas, a Drescon S/A Produtos de Perfuração, a Plasnog – Indústria de Artefatos Plásticos Nogueira LTDA e a Cipresa – Empreendimetos LTDA. A ideia é que empresas de outros municípios também tenham conhecimento do material educativo, através da visitação das equipes de saúde do SESI/PB.

O material educativo, também pode ser solicitado através do site www.sesi.org.br/vitrinevirtual.

Texto colaboração: Ohana Abrantes