Paraíba

SESI divulga selecionados para o festival de música Talento na Indústria

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 27 de setembro de 2024

Mayara de Lima foi vencedora da edição de 2019 do Festival de Música Talento na Indústria

Após a avaliação dos candidatos pela comissão de seleção, o SESI Paraíba divulgou os classificados para fase final do festival de música Talento na Indústria, que acontece no próximo dia 26 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB).

Foram avaliados os critérios de afinação e dicção nas músicas gravadas em formato demo e enviadas no momento da inscrição. Agora, os selecionados passarão por oficinas que vão auxiliar no processo, durante uma imersão nos dias 24, 25 e 26 de outubro, na FIEPB, em Campina Grande, onde terão a oportunidade de passar por ensaios com a banda base e preparação vocal para a apresentação ao vivo.

Além disso, nessas oficinas artísticas, os candidatos terão mentoria sobre atuação e presença, com o ator e encenador Chico Oliveira, e de musicalização com a professora e musicista Mérlia Faustino, quando também serão formados os grupos para o musical que encerra a noite do festival, após as apresentações individuais.

Do litoral ao Sertão, colaboradores do Sistema, alunos do SESI e do SENAI e trabalhadores da indústria se mobilizaram para participar da terceira edição, que somou um recorde de 78 inscrições. Foram 29 trabalhadores de indústrias de treze empresas diferentes, 29 colaboradores do Sistema e 20 alunos do SESI e do SENAI inscritos no festival.

O Talento na Indústria é uma ação do SESI Paraíba que reafirma o seu papel de agente transformador, promovendo a cultura e incentivando a expressão artística entre os trabalhadores da indústria. O evento não só celebra o talento musical, mas também fortalece a integração e o bem-estar no ambiente de trabalho e contribui para a descoberta de novos talentos e para a valorização da produção cultural local.

O projeto do Festival foi aprovado pelo SESI Nacional através da intermediação do presidente da FIEPB e diretor regional do SESI na Paraíba, Cassiano Pereira, que esteve no Conselho Nacional do SESI, em Brasília, e demonstrou a importância do evento para o setor industrial paraibano.

Os festivais de música do SESI

O SESI Paraíba possui um histórico de realização de festivais de música com foco nos trabalhadores da indústria e colaboradores do Sistema. Em 2009, a partir de uma iniciativa nacional de promover uma política de cultura mais sólida, foi realizada a primeira edição do Festival SESI Música, voltado exclusivamente para trabalhadores da indústria, onde cada departamento regional pôde indicar um representante para se apresentar no festival nacional.

Esse foi o pontapé inicial para uma tradição de realização de festivais que já dura cerca de 15 anos. Durante esse período, foram realizadas também duas edições de um festival direcionado exclusivamente para colaboradores do Sistema Indústria, o “Ritmos e Sons”.

O festival Talento na Indústria chega este ano a sua terceira edição, tendo sido realizado pela primeira vez em 2018. O evento é uma realização do SESI Paraíba, que faz parte da Cultura para fomento do departamento nacional. A sua última edição aconteceu em 2019, revelando grandes talentos da indústria no festival.

Texto/Colaboração | Igor Batista