Compartilhar

CNI

SESI e Microsoft celebram acordo de cooperação técnica para aprimorar ensino com tecnologia

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 25 de abril de 2024

Parceria inclui a implementação de ferramentas como Inteligência Artificial no ensino e migração de parte do ambiente educacional para serviços em nuvem. Acordo entre as entidades tem vigência de 60 meses


Alessandra Karine, da Microsoft, Wisley Pereira, do SESI, Kate Maxwell, da Microsoft e Jorndan Chrysafidis, da Microsoft

O Serviço Social da Indústria (SESI) e a Microsoft Brasil celebraram, nesta quinta-feira (25), um novo acordo de cooperação técnica para a implementação de soluções educacionais inovadoras que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem em até 465 escolas da Rede SESI, que atuam com Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cerimônia para a celebração do acordo, com duração de 60 meses, aconteceu durante o Bett Brasil, evento de inovação e tecnologia voltadas para a educação, em São Paulo. 

O superintendente de Educação do SESI, Wisley Pereira, explica que a convergência entre educação e tecnologia é fundamental para a melhoria do ensino no país.


“A cada dia surgem tecnologias que aprimoram a qualidade de vida das pessoas e o ensino nas escolas não pode ficar fora disso. Se falamos em futuro do trabalho, devemos enriquecer o ensino com ferramentas inovadoras e proporcionar aos nossos estudantes e professores mecanismos que facilitam o aprendizado. Unir-se a parceiros que têm a tecnologia em seu DNA, como a Microsoft, nos impulsiona a conectar inovação à educação”, afirma Wisley. 


“Esse acordo vai permitir que alunos, professores e outros profissionais das escolas da Rede SESI tenham acesso a tecnologias que podem apoiar tanto o processo de aprendizagem quanto atividades administrativas dessas instituições. Levar soluções de nuvem e Inteligência Artificial (IA) para o dia a dia do ensino é de extrema relevância para o avanço na educação e para o futuro profissional desses estudantes”, complementa Alessandra Karine, vice-presidente para Setor Público, Saúde e Educação na Microsoft Brasil.

Wisley Pereira, superintendente de Educação do SESI, assina acordo de cooperação técnica

Quais são os principais pontos do acordo entre SESI e Microsoft:

  • Inteligência Artificial no ensino: aprimoramento do material didático e das estratégias de ensino por meio dessa tecnologia para tornar os materiais mais interativos e dinâmicos. Além disso, a implementação de um tutor virtual personalizado fornecerá suporte educacional individualizado para os estudantes por meio de técnicas avançadas de IA. 
  • Plataforma de dados: implementação de soluções para aprimorar a análise de resultados educacionais por meio da integração do Portal SESI Educação a sistemas da Microsoft para tornar a experiência educacional mais integrada. 
  • Educação na Nuvem: migração de parte do ambiente educacional para o Microsoft Azure a fim de integrar tecnologias avançadas a ambientes como o Portal SESI de Educação, por exemplo. 
  • Novos aplicativos de negócios: investimento em ferramentas que contribuam com a jornada de uso por parte de estudantes e professores, como gestão acadêmica otimizada, monitoramento do desempenho dos estudantes e suporte personalizado.
  • Centro de Tecnologias Educacionais do SESI: contribuição da Microsoft em discussões sobre o Centro para promover a inovação educacional. 
  • Certificações Microsoft: fornecimento de conteúdos que preparam professores e estudantes para certificações com reconhecimento internacional. 
  • Suporte técnico e pedagógico: disponibilização de ferramentas para professores da Rede SESI de ensino. 

Parcerias anteriores

Em 2017, foi assinado um Protocolo de Intenções entre o SESI, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Microsoft para a possível utilização de programas e conteúdos da Microsoft pelas entidades do Sistema Indústria.  

No mesmo ano, o SESI e a Microsoft assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a disponibilização de tecnologias educacionais para as escolas da Rede SESI dos 27 departamentos regionais que atuam com Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. 

Outras Notícias