O Serviço Social da Indústria (SESI), o Conselho Nacional do SESI e o Ministério da Saúde assinaram nesta quarta-feira (27) um acordo de cooperação para estruturar e implementar ações conjuntas voltadas à promoção de ambientes de trabalho saudáveis, fortalecimento da saúde digital e preparação da Indústria para respostas às emergências externas em saúde. A formalização da iniciativa ocorreu durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), em Brasília.
Uma das missões do SESI é promover a qualidade de vida dos trabalhadores e suas famílias, e assim, contribuir para o crescimento das indústrias e o desenvolvimento do país. Para isso, a instituição proporciona soluções tecnológicas, digitais, padronizadas e escaláveis para empresas industriais de todos os portes. A atuação é orientada por dados de inteligência epidemiológica e gestão integrada.
Já o Ministério da Saúde tem priorizado a transformação digital como estratégia para ampliar o acesso, promover a integralidade e a continuidade do cuidado em saúde, além do fortalecimento da atenção primária em saúde, programas de promoção e prevenção, e imunização.
A ideia é que, por meio do acordo, as duas instituições possam viabilizar projetos de interoperabilidade de dados, implementação de programas de promoção e prevenção em saúde, com foco em saúde mental, além de ações compartilhadas de imunização e planos e protocolos de respostas às emergências publicas em saúde e enfrentamento às arboviroses.
“Com a nossa excelência técnica e capilaridade de implementação de programas de saúde e segurança na indústria, a partir da utilização de plataformas digitais, atuando em mais de 60 mil empresas e impactando mais de 6 milhões de trabalhadores, temos a certeza que, ao nos juntarmos ao governo federal, poderemos contribuir ainda mais para que tenhamos de forma efetiva ambientes de trabalhos mais saudáveis e seguros”, afirma o superintendente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Emmanuel Lacerda.
“Temos muito a somar e vamos integrar os esforços de vocês ao sistema de saúde. O objetivo do acordo que firmamos é reforçar a vacinação, o cuidado e a prevenção. Vamos reforçar essa parceria no Programa Mais Acesso a Especialistas e muitas outras ações de saúde, da promoção até o cuidado especializado, trabalharemos juntos. Tenho certeza que isso fará a diferença para a saúde”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) tem como foco tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia. Uma das ferramentas, segundo o Ministério da Saúde, é o uso da Telessaúde, que oferta consultas com especialistas e determinados exames sem que o paciente precise se deslocar até o serviço de saúde.
A ministra aproveitou a participação no ENAI para visitar a Estação Saúde Conectada, montada no evento. A cabine de atendimento é totalmente equipada com tecnologias que permitem a realização de consultas e exames médicos, incluindo à distância, garantindo acessibilidade, segurança, conforto e praticidade na assistência.
É uma alternativa eficaz e econômica, que facilita a promoção da saúde dos trabalhadores pelas empresas, especialmente em lugares em que há dificuldade de acesso.
“Estamos determinados a transformar este acordo em resultados concretos, monitorando as ações, propondo melhorias e mobilizando os atores necessários para alcançar nossos objetivos. Com o esforço conjunto de todos os partícipes, pavimentamos o caminho para uma sociedade mais saudável, produtiva e equitativa”, finalizou o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior.
Movimento Empresarial pela Saúde
O ENAI também será palco do lançamento do Movimento Empresarial pela Saúde (MES). Coordenada pelo SESI, a iniciativa reúne empresas do setor e tem como objetivo liderar uma agenda propositiva da indústria que promova o acesso à saúde com equidade, qualidade e sustentabilidade.
Conheça os quatro eixos de atuação do MES:
Think Tank de Políticas Públicas
Elaborar e publicar estudos que abordem a equidade no acesso aos serviços de saúde, propondo políticas que garantam cuidados de saúde universais e de qualidade, alinhando-se com as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.
Capacitar líderes e gestores empresariais em gestão de saúde, com foco em implementar boas práticas e transformar o ecossistema de saúde.
Desenvolver e disponibilizar painéis com dados e informações estruturadas para apoiar a tomada de decisão e gestão de benefícios de saúde na indústria.
Integrar o evento Conecta Saúde nacional aos Conecta Talks regionais