SESI Forró na Empresa em Sousa é marcado por homenagens

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 01 de julho de 2008

A noite foi de festa, o ginásio de esportes do Centro de Atividades José de Paiva Gadelha, do SESI em Sousa recebeu uma decoração especial com palhas e frutas típicas da região, para receber a programação do Projeto SESI Forró na Empresa, no último dia 26 de junho.

A festa foi aberta com a apresentação da Quadrilha Brasil de Caboclo, com uma caracterização estilizada, o grupo recebeu os aplausos das pessoas que foram prestigiar a festa. Em seguida, o Forró de Mãe Joana, deu o tom regional a programação, tocando o autêntico forró pé de serra, e levando os presentes a darem os primeiros passos de forró, casais foram formando e a alegria contagiou o público.

Mas grandes surpresas ainda estavam para acontecer, o artista homenageado da noite, Biliu de Campina chegou ao local acompanhado de seu grupo de forró, e já foi logo sendo aplaudido. Antes de se apresentar, o discípulo de Jackson do Pandeiro, foi convidado a assistir um vídeo produzido por jornalistas, músicos e pela equipe do SESI de Sousa. No vídeo relatos emocionantes de figuras folclóricas da cidade que retrataram a importância do trabalho de Biliu de Campina, considerado um autêntico forrozeiro, que sempre mostrou um grande compromisso com a Cultura Popular, deixando de lado a profissão de advogado para atuar como músico.

Depois da homenagem em vídeo, um grupo de dança da cidade de Vieiropólis, fez uma apresentação da dança de Côco, um ritmo resgatado e característico de Biliu. Em seguida, a Gerente do Centro de Atividades José de Paiva Gadelha, Rose Betânia fez a entrega do Troféu Ícone da Cultura e Identidade Regional, para Biliu de Campina que agradeceu o reconhecimento e apoio recebido pelo SESI. “Estou emocionado. Este é um reconhecimento de um trabalho, ao longo de toda a minha vida, diante do compromisso que tenho com a cultura popular e a história nordestina. Esta homenagem é mais uma fonte de inspiração para mim e os outros artistas”, ressaltou Biliu.

E para retribuir todo o reconhecimento e apoio, Biliu fez uma bela apresentação, e por alguns instantes dividiu o palco com o aluno do 3º ano do ensino médio do SESI, Rafael Welber, que participou do show cantando com Biliu. A Programação da festa contagiou todo o público presente, que além da música ainda teve a oportunidade de degustar as deliciosas comidas típicas.

Projeto SESI Forró na Empresa

A proposta do Projeto SESI Forró na Empresa é levar aos industriários e os seus dependentes, o conhecimento da contribuição cultural ao nosso Estado, com repertórios de músicas regionais como: xote, xaxado, baião entre outros, além de exposições sobre “Os elementos que compõem a Cultura Identidade Nordestina”. A idéia é proporcionar o contato com a arte-educação, democratizando, assim, os bens culturais na busca da construção de um mundo melhor e de respeito à cidadania, de forma integrada com a área de Educação.

Em 2008, a meta é beneficiar 12 mil participantes, entre trabalhadores e dependentes, através do atendimento a 40 empresas paraibanas, sendo 15 em João Pessoa e Bayeux, cinco em Rio Tinto, 10 em Campina Grande, cinco em Sousa e mais cinco em Patos. “O novo perfil do projeto homenageia cinco ICONES da Cultura Identidade Regional da Paraíba. Na prática, o nosso objetivo é trabalhar o período junino não apenas com o espírito comemorativo, mas também com o trabalho educativo de resgate aos valores históricos de nossa gente”, completou Diana Uchoa, Coordenadora de Cultura do SESI/PB.