SESI Forró na Empresa homenageia Biliu

Por Valter Barbosa e Syusk Santos - Publicado 27 de junho de 2008

Com toda a essência dos forrós tradicionais, com suingue característico dos discípulos de Jackson do Pandeiro, Biliu de Campina proporcionou uma noite de pura tradição nordestina, dias 20 e 26 de junho, no SESI´s de Rio Tinto e Sousa, respectivamente. O artista foi o segundo homenageado pelo Projeto SESI Forró na Empresa. "Estou muito emocionado. Este é o reconhecimento do trabalho de toda uma vida", disse Biliu.

Alunos das Escolas do SESI Ana Elizabeth Lundgren e José de Paiva Gadelha, após dois meses de pesquisa, homenagearam Biliu, também conhecido como "O Carrêgo de Campina". Em seguida, o artista foi agraciado com o Troféu Ícone da Cultura.

Além de convidados, estiveram presentes, ao ato solene, colaboradores das empresas Millenium Mineração LTDA, Uniagro LTDA, Usina Monte Alegre S/A, Energisa, Doce Mel, Usina Japungú, CMD Metalúrgica, Premoldados Prevnovale e Destilaria Miriri de Rio Tinto, além de outras cinco da cidade de Sousa

É esse resgate da cultura regional que inspira PROJETO SESI FORRÓ NA EMPRESA. A proposta é levar aos industriários e os seus dependentes, o conhecimento da contribuição cultural ao nosso Estado, com repertórios de músicas regionais como: xote, xaxado, baião entre outros, além de exposições sobre “Os elementos que compõem a Cultura Identidade Nordestina”. A idéia é proporcionar o contato com a arte-educação, democratizando, assim, os bens culturais na busca da construção de um mundo melhor e de respeito à cidadania, de forma integrada com a área de Educação.

Em 2008, a meta é beneficiar 12 mil participantes, entre trabalhadores e dependentes, através do atendimento a 40 empresas paraibanas, sendo 15 em João Pessoa e Bayeux, cinco em Rio Tinto, 10 em Campina Grande, cinco em Sousa e mais cinco em Patos. “O novo perfil do projeto homenageia cinco ICONES da Cultura Identidade Regional da Paraíba. Na prática, o nosso objetivo é trabalhar o período junino não apenas com o espírito comemorativo, mas também com o trabalho educativo de resgate aos valores históricos de nossa gente”, completou Diana Uchoa, Coordenadora de Cultura do SESI/PB.
Fotografias: Ailson Ramalho