SESI implementará projetos sociais em El Salvador

Por Valter Barbosa c/ ASCOM Cons. Nac. SESI - Publicado 14 de fevereiro de 2012

Os projetos desenvolvidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI) têm ganhadoreconhecimento internac

Os projetos desenvolvidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI) têm ganhado reconhecimento internacional. Depois de implementado em Moçambique e Uruguai– e em construção na Guatemala e Honduras – agora será a vez de El Salvadorreceber a tecnologia social do Cozinha Brasil, programa de segurança alimentar que tem como premissa o aproveitamento integral dos alimentos e a redução de desperdícios. A solicitação partiu da primeira-dama e secretária deInclusão Social de El Salvador, Vanda Pignato.

Na última semana, o presidente do ConselhoNacional do SESI, Jair Meneguelli, integrou uma missão técnica coordenada pelo o diretor da Agência de Cooperação Brasileira (ABC), ministro MarcoFarani, que teve como objetivo discutir o Programa de Cooperação Bilateralcom o país, que engloba quase 30 projetos. Em abril, técnicos e nutricionistas do Cozinha Brasil irão à capital salvadorenha, onde se reunirão com integrantesda Secretaria de Inclusão Social para fazer um levantamento dos principais alimentos típicos e abundantes no país e discutir como aproveitá-los melhor,a fim de garantir maior valor nutricional às refeições e reduzir desperdícios.

Outra importante iniciativa do SESI na área de desenvolvimento humano também integra a Cooperação Bilateral: o projeto ViraVida, que tem como objetivo o enfrentamento à exploração sexual de adolescentes e jovens no Brasil. O programa oferece cursos de capacitação profissional, atendimento psicossocial, médico e odontológico, lazer e esportes a esse público, que tem idade entre 16 e 21 anos.

Atualmente, o ViraVida está em 14 estados brasileiros e já realizou mais de 1,9 mil matrículas. Dos mais de 800 formandos,mais de 70% estão inseridos no mercado de trabalho.
Segundo a primeira-dama salvadorenha, o país está entre os três com maiornúmero de casos de violência contra a mulher no mundo. Na avaliação dela,a implementação do projeto ViraVida em El Salvador pode ser o início damudança desse quadro. A previsão é que a implementação esteja concluída até o final do primeiro semestre.

CIDADE DA MULHER

A ideia é que os dois programas – CozinhaBrasil e ViraVida – integrem a Cidade da Mulher (do espanhol CiudadMujer), um centro de atendimento criado pela Secretaria de Inclusão Social inaugurado em San Salvador há 10 meses, que visa fortalecer açõesde prevenção da violência contra mulheres.

No espaço, é oferecido atendimento médico, psicológico, odontológico ejurídico, além de cursos de capacitação profissional – visando a autonomia econômica, farmácia com distribuição gratuita de medicamentos e um espaço destinado às crianças. O atendimento leva cerca de 20 minutos. Por dia,em média, 160 mulheres passam pelo espaço.

“Uma mulher que antes tinha que sair com os filhos e esperar horas para ser atendida em locais diferentes, agora encontra tudo no mesmo lugar de forma rápida e eficiente, enquanto seus filhos brincam em uma sala preparada especialmente para eles”, explicou Vanda Pignato.

O projeto piloto atende a sete municípios próximos a capital salvadorenha, e compreende zonas urbanas, agrícolas e urbanas. A meta é implementar outros seis centros em áreas estratégicas do país. O modelo tem apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e já foi premiado pela Organizaçãodas Nações Unidas (ONU).

Quatro países já solicitação a transferência da tecnologia social: Honduras, República Dominicana, Panamá e Jamaica.

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Imprensa do Conselho Nacionaldo SESI
Telefone: () 3217-0745/0746