Paraíba

SESI integrará Fórum de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Paraíba

Por Assessoria de Comunicação com ASCOM MPT-PB - Publicado 18 de março de 2022

Entre as atividades está prevista a realização de um “Dia D”, com ações em campo, visita a trabalhadores, e a organização de três Simpósios sobre Saúde e Segurança do Trabalhador em Campina Grande, Patos e João Pessoa. A programação será definida e divulgada posteriormente.

Na última terça-feira, 15/03 a gerente executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI da Paraíba, Grinete Melo participou de uma reunião, em João Pessoa, na sede do Ministério Público do Trabalho – MPT-PB.

Na ocasião, representantes de entidades ligadas à saúde e segurança do trabalho, associações e sindicatos discutiram a criação e oficialização do Fórum Permanente de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Paraíba e Adoecimento Ocupacional, e definiram, um cronograma de ações que acontecerão durante a Campanha Abril Verde 2022, que tem como meta a prevenção à saúde e segurança no ambiente de trabalho.

“É muito importante o SESI participar desse Fórum de discussão sobre prevenção de acidentes, e nós que representamos a instituição temos defendido uma proposta relacionada a promover à saúde e segurança do trabalhador, porque o afastamento do trabalho, não é bom para o indivíduo, nem para a sociedade. E a criação desse Fórum acontece num momento oportuno, numa data simbólica, que é o mês de abril, quando se faz ações voltadas ao Abril Verde, que traz duas datas importantes o Dia Mundial da Saúde, no dia 07 e o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória as vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, no dia 28” disse Grinete Melo.

A reunião contou com representantes de 15 instituições e entidades e foi presidida pela procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Andressa Ribeiro Coutinho, e pela vice-procuradora-chefe, Marcela Maia Asfóra. O procurador Raulino Maracajá, coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), participou de forma virtual, diretamente de Campina Grande.

O Fórum de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Paraíba será formado pelas seguintes instituições: AEST-PB - Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho da Paraíba, APEAMB - Associação dos Engenheiros Ambientais da Paraíba, ASTEST-PB - Associação dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba, CEREST-PB -Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador / Paraíba, CEREST-JP - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador/ João Pessoa, CEREST-CG - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador/Campina Grande, CREA-PB - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba, CUT - PB - Central Única dos Trabalhadores / Paraíba, FETRACOM -PB – Federação dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Paraíba, FIEP/SESI- Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, SEEB – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, SINTESPB - Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba, SINTEST-PB - Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba, SINTRICOM-JP - Sindicato da Construção Civil e SRT-PB/ Ministério do Trabalho e Previdência.

Fotos/Créditos: ASCOM MPT-PB.