Compartilhar

Paraíba

SESI Museu Digital é apresentado como referência para o museu sobre a história da indústria maranhense

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 13 de abril de 2022

Esse espaço fará parte do Centro Tecnológico e Cultural da Indústria criado pelo SESI do Maranhão e terá como inspiração a estrutura do Museu Digital da Paraíba. 


O SESI Museu Digital é referência nacional e internacional em inovação e tecnologia. O espaço agrega recursos tecnológicos à história de Campina Grande, para proporcionar ao visitante uma experiência imersiva pelos ciclos da cidade. Reflexo desse sucesso, são as inúmeras visitas que a estrutura tem recebido por outras instituições que buscam inspirações para suas próprias construções. Em novembro de 2021, por exemplo, o projeto do museu foi apresentado aos membros da diretoria do Instituto Butantan, em São Paulo, para inspirar o projeto do Museu da Vacina, que está em fase de execução e com inauguração prevista para este ano.

Desta vez, a estrutura será referência para a criação de um novo espaço. Nesta terça-feira, 12, o museu recebeu a visita do Superintendente Regional do SESI do Maranhão, Diogo Lima, que visitou as instalações para conhecer a estrutura e o projeto de tecnologia que o local agrega às suas exposições para contar a história de Campina Grande. A ideia é levar o projeto para ser usado como inspiração na criação do espaço “Na Trilha da Memória”, que vai contar a história da indústria maranhense, como explica Diogo. “O SESI do Maranhão foi contemplado pelo edital ‘Adote um Casarão’ do Governo do Estado e vai implantar um Centro Tecnológico e Cultural da Indústria e dentro desse projeto existe um espaço chamado ‘Na Trilha da Memória’ em que nós vamos rememorar a história da indústria maranhense, dos ciclos econômicos e do desenvolvimento econômico e científico da cidade de São Luís e do estado do Maranhão. Como inspiração, nós tomamos o Museu Digital do SESI da Paraíba, que é uma referência nacional à forma e à qualidade que conseguiram inserir em um espaço pequeno, incorporando tecnologia e inovação”, explicou o superintendente.

"Nós não poderíamos pensar em espaço como esse sem vir aqui buscar essa inspiração, compartilhar essa experiência que a Paraíba já tem e ver a expertise que vocês já têm. Inclusive consultar a possibilidade de transmitir, em forma de consultoria, todo o conhecimento que já foi adquirido", Diogo Lima, Superintendente Regional do SESI do Maranhão.

Os visitantes foram recepcionados pela Superintendente de Relações Públicas da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Katarina Leite, que também responde pela gerência do museu, e pela Superintendente do SESI Paraíba, Geisa Brito, que apresentaram todas as instalações do espaço. Foi feito um tour por todas as ferramentas que o museu oferece, como o jogo dos Ciclos Econômicos de Campina Grande, a ferramenta imersiva “Campina 360º”, onde os visitantes puderam conhecer o Parque do Povo em pleno São João através de um vídeo em 360º, além de assistirem ao vídeo de apresentação de Francisco Gadelha, presidente da FIEP, na ferramenta “Campina Grande Acolhedora", que conta a história de pessoas que não são naturais da cidade, mas se sentem pertencentes e gratos à cidade.

“A ideia era montar uma estrutura que fosse interessante e chamasse a atenção das pessoas para a história da cidade. Então, esse espaço funciona como uma escola. As crianças vêm, aprendem, fazem prova utilizando como referência o que aprenderam aqui. Então o museu tem esse objetivo de ensinar mesmo. Se você quer conhecer Campina Grande, tem que vir aqui, porque aqui tem tudo sobre a cidade. É uma linha do tempo, você vai fazer uma viagem no tempo, começando pelos tropeiros e finalizando na ‘Campina’ tecnológica”, explicou Katarina Leite durante apresentação do museu.

Durante os 4 anos de atividade, o SESI Museu Digital se tornou referência, aliando a trajetória histórica da cidade, que é destaque na cultura, na inovação, nas tecnologias e na economia da Paraíba, à modernidade, através de suas ferramentas tecnológicas que contam o percurso histórico de Campina Grande de forma interativa. A cidade recebeu, em 2021, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o selo de Cidade Criativa em Artes Midiáticas, passando a fazer parte de uma rede de cidades que enxergam a cultura e a criatividade como grandes agentes de desenvolvimento, e o SESI Museu Digital teve um papel importante nessa escolha.

Para o Superintendente do SESI do Maranhão, espaços como o Museu Digital e como o futuro espaço “Na Trilha da Memória”, são fundamentais para que possamos entender o passado, e construir melhor o futuro. “Eu ouvi uma fala do presidente da FIEP, Dr. Gadelha, em um vídeo apresentado aqui no museu, dizendo sobre a função que a história exerce. É fundamental que nós tenhamos essa capacidade de interagir com nossa história para que a gente consiga compreender o passado, entender melhor o presente e ter sempre um alerta para o futuro, como ele falou, citando Cervantes, e é exatamente isso, não se cresce, não se evolui, não se avança sem entender de onde viemos e para onde queremos ir, e os museus são memórias de tudo e representam a evolução humana. O museu é a continuidade da evolução e aponta muito bem qual o caminho para onde queremos ir. Então o Museu Digital do SESI da Paraíba consegue transmitir isso muito bem, ele mostra passado, presente, futuro, se conectando, se intercruzando de uma forma muito elegante, muito prática, muito agradável passar por aqui”, elogiou. 

Após a visita ao museu, seguiram para a sede da FIEP para uma reunião onde foi explicado todo processo de criação e idealização do museu. Finalizando a visita, Diogo Lima visitou a Escola SESI da Prata, nesta quarta-feira, 13, onde assistiu a uma exposição da equipe de robótica “Destemidos” e trocou experiências com os alunos, falando sobre a robótica no SESI do Maranhão.


Texto/Colaboração: Igor Batista

Outras Notícias