SESI realiza Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida nas empresas

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 11 de agosto de 2011

Referência na área da saúde, o SESI da Paraíba exerce forte atuação no desenvolvimento de ações que promovem mais qualidade de vida para o trabalhador da indústria. Além de serviços como atendimento médico e exames laboratoriais, o SESI também realiza nas empresas o Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida Saudável.

Com o objetivo de transformar as indústrias em organizações verdadeiramente saudáveis, o diagnóstico identifica os problemas de saúde mais presentes nos trabalhadores, apontando as necessidades da empresa para o desenvolvimento da qualidade de vida de seus funcionários.

O diagnóstico é feito por profissionais da enfermagem e odontologia, sendo desenvolvido em três fases. Primeiro, a equipe aplica um questionário de 80 perguntas para todos os funcionários da indústria. As perguntas abordam assuntos como o antecedente de doenças familiares, prática de atividades físicas, alimentação, jornada de trabalho, relacionamento com os colegas e o nível de satisfação com a empresa.

Ainda na primeira etapa, o SESI realiza na indústria o Circuito Saúde, oferecendo aos colaboradores os serviços de aferição de pressão arterial, cálculo de glicemia pós-prandial (após alimentação), medidas antropométricas (altura, peso e índice de massa corporal) e avaliação bucal. Ao final, todos os funcionários recebem um kit odontológico como incentivo para a higiene e preservação da saúde.

A segunda fase do diagnóstico acontece geralmente um mês após a aplicação dos questionários. O SESI volta até a empresa e realiza uma espécie de devolutiva da ação, apresentando o resultado das respostas encontradas na pesquisa. A partir daí a indústria passa a conhecer os principais problemas de saúde dos funcionários, e pode então, implantar ações que garantam a melhoria da qualidade de vida.

A terceira e última etapa se caracteriza como fase de intervenção. Com base no resultado do diagnóstico, o SESI começa a disponibilizar uma série de serviços, entre eles, o atendimento odontológico através das unidades móveis e a realização de palestras educativas dentro da empresa.

Desde 2007, o SESI da Paraíba desenvolve o Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida Saudável nas indústrias. Várias regiões do Estado já foram atendidas, a exemplo das cidades de Campina Grande, João Pessoa, Catolé do Rocha, Itaporanga, Sousa e Cajazeiras. Na próxima semana, a equipe do SESI estará realizando o diagnóstico em empresas do município de Patos.

Informações adicionais podem ser obtidas em qualquer Unidade do SESI ou pelo telefone () 2101-5402.