Compartilhar

Paraíba

SESI realiza encontros na Paraíba para esclarecer dúvidas sobre a área de SST no e-Social

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 13 de dezembro de 2021

O evento “Diálogo Saúde e Segurança no Trabalho no e-Social” foi conduzido pelo engenheiro do SESI PB, Sávio Freire, e pela contadora Anne Pereira, que possui mais de 10 anos de experiência na área contábil, e é pós-graduada em Auditoria Fiscal e Contábil. 


Nesta segunda-feira, 13/12, o SESI da Paraíba concluiu uma série de três encontros que levaram informações para o empresariado, contadores, representantes de RH e engenheiros sobre a Saúde e Segurança no Trabalho no e-Social.

O evento “Diálogo Saúde e Segurança no Trabalho no e-Social” foi conduzido pelo engenheiro do SESI PB, Sávio Freire, e pela contadora Anne Pereira, que possui mais de 10 anos de experiência na área contábil, e é pós-graduada em Auditoria Fiscal e Contábil. Os dois especialistas estiveram nas cidades de Sousa, Patos e encerraram o ciclo de encontros, em Campina Grande, alcançando um público aproximado de 200 participantes.

Quem abriu a programação do encontro, na FIEP, em Campina Grande, foi a superintendente do SESI PB, Geisa Brito, que reforçou a importância do evento. “Além de trazer esclarecimentos com o apoio de dois especialistas, nesse evento, deixamos claro o papel do SESI, nessa nova conjuntura empresarial, onde o e-Social passa a ser uma obrigação na rotina das empresas. Estamos aqui para colaborar com o empresariado que já conta com o nosso apoio, nas mais diversas áreas, desde a promoção da saúde até mesmo com a ampla oferta de serviços de SST”, afirmou Geisa.

Durante a programação, Sávio Freire engenheiro de SST do SESI PB, falou sobre as principais mudanças ou alterações que o e-Social terá em relação aos eventos de SST. “As principais mudanças se deram na manutenção de três eventos, o evento de comunicação de acidentes de trabalho ou S-2210, o evento S - 2220 que trata dos atestados de saúde ocupacional, e o S –2240, que esse foi o mais simplificado,  só ficou a questão previdenciária como o laudo técnico das condições ambientais de trabalho. E essas informações são suporte para a geração do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário que estava agendado para começar agora no início de janeiro, de forma eletrônica, ou seja, todos os eventos relacionados a esses três temas as empresas terão que informar para o e-Social”, explicou o engenheiro do SESI PB.

Por outro lado serão excluídas as informações relacionadas a tabela de ambiente de trabalho, o exame toxicológico de motoristas profissionais e também os treinamentos, capacitações e exercícios simulados.

Já Anne Pereira abordou sobre o cronograma de implementação do e-Social, e como o empresário precisa se preparar para e preenchimento e envio das informações na plataforma do Governo Federal. “No processo de implantação do e-Social as empresas terão que verificar os prazos de acordo com o seu perfil, e ficar atenta a alguns detalhes como por exemplo,  identificar se possui laudos e programas exigidos por lei e normas técnicas, é importante que seja feita uma  sensibilização na empresa, envolvendo os gestores para a implantação, e por fim, é necessário  implantar as informações para envio dos eventos exigidos pelo Sistema do Governo Federal, considerando que o não atendimento, como o envio das informações envolvendo os eventos de SST, por exemplo, pode acarretar em penalidade previdenciárias, gerando um elevado custo de infração”, ressaltou.  

Sávio Freire lembrou ainda que o SESI oferece todo o suporte necessário para as empresas e contadores, envolvendo a área de SST no e-Social. “Há bastante tempo o SESI vem assessorando as empresas, em relação à implantação do e-Social e temos uma expertise muito grande em relação aos documentos de SST, ou seja, além de uma equipe qualificada, oferecemos laudos, temos um software que nos dá a condição de atender ao empresário de três maneiras, a gente pode gerar o documento e enviar para ele, já no padrão XML, podemos fazer o envio direto com mensageria, ou permitir que ele acesse o nosso software e o próprio empresário ou contador gera e envia as informações, ou seja, temos todos os recursos que ajudam as empresas e contadores nesse processo”, finalizou.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado da Paraíba SINDUSCON – PB, Helder Campos acompanhou a apresentação, e elogiou a iniciativa do SESI. “Uma apresentação esclarecedora, sobre um tema de grande relevância, que tem gerado muitas dificuldades no empresariado, por conta das reformas que modificaram o processo de envio de informações das empresas para o Governo Federal. Então esse foi um debate de alto nível, onde reunimos além de empresários, contadores, representantes de RH e do setor pessoal das empresas, que puderam esclarecer suas dúvidas, com o apoio do SESI, e isso resultará em mais eficiência e também evitará despesas desnecessárias como o pagamento de infrações, por problemas contábeis, algo que melhora a gestão e traz competitividade aos negócios”, comentou.

O e-Social é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Esse é um software criado pelo Governo Federal em dezembro de 2014, pelo Decreto n° 8373/2014, e lançado no ano de 2015.

No entanto, ele só passou a ser obrigatório em 2018. E tem como principal objetivo reunir em apenas uma plataforma todas as informações dos colaboradores – previdenciárias, tributárias, fiscais e trabalhistas.

Outras Notícias