SESI supera metas em 2008

Por Sueli de Sá - Campina Grande/PB - Publicado 29 de dezembro de 2008

O ano de 2008 foi marcado por desafios e muitas ações realizadas com sucesso. Os resultados superaram as metas. O número de atendimentos às indústrias aumentou consideravelmente e, nesse caso, em particular, a quantidade representou também a melhoria da qualidade das ações desenvolvidas pelo SESI na Paraíba ao longo do ano.

Este ano, o SESI fez importantes investimentos na saúde, na área de responsabilidade social, no lazer, na cultura e na educação. “Nós inauguramos vários empreendimentos, em 2008, como os módulos da Indústria do Conhecimento, que hoje totalizam na Paraíba nove unidades, e é um projeto voltado para a melhoria da educação, onde a gente leva o acesso aos bens culturais. Tivemos também um projeto muito importante o da Indústria Saudável, que visa melhorar as condições de trabalho das empresas. Neste projeto, a gente inicia fazendo um diagnóstico com todo o conhecimento da empresa, desde as condições de trabalho, as condições de saúde, o grau de escolaridade e o estilo de vida do trabalhador, para que possamos auxiliar as indústrias de forma que elas tenham uma melhor competitividade”, explicou a Superintendente do SESI-PB, Lúcia Macedo.

Dentro do programa Educação Para a Nova Indústria, o SESI realizou mais de 24.600 matrículas em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Continuada, Por Um Brasil Alfabetizado, além dos atendimentos nas unidades da Indústria do Conhecimento.

Em Saúde e Segurança no Trabalho, em 2008, o SESI realizou mais de 284 mil atendimentos, tendo registrado um aumento de 7,68% em relação a 2007. Por intermédio das unidades operacionais espalhadas nas principais cidades do Estado, forma realizados atendimentos em medicina n trabalho, ações preventivas e educativas, engenharia e segurança no trabalho, atendimentos em saúde assistencial e odontologia.

Para a área de Lazer do SESI, o ano foi marcado pela realização dos Jogos Regionais (Nordeste II), em João Pessoa. Um grande evento que reuniu milhares de trabalhadores atletas que disputaram em várias modalidades esportivas elevando o nome das empresas e dos Estados os quais representam. Sem esquecer, claro, das ações desenvolvidas através dos projetos Ginástica na Empresa, SESI Lazer Ativo e o projeto “Arte Educação” em cultura. Em números, a área de Lazer alcançou a marca de mais de 426 mil atendimentos, ou seja, um aumento de 6,96% em relação ao ano anterior.

Na área de Responsabilidade Social, o SESI realizou quase 196 mil atendimentos, número este registrado em eventos como a Ação Global e Domingo no Parque (ambos em parceria com a Rede Globo e suas afiliadas na Paraíba), através do projeto do Cozinha Brasil e Prêmio SESI Qualidade no Trabalho.

Para 2009, a Superintendente do SESI afirmou que a área de Responsabilidade Social continuará despontando entre os principais focos de investimentos da instituição. “Responsabilidade Social é uma área que vem tendo uma grande aceitação, é uma exigência da globalização, por isso estamos com um núcleo de Responsabilidade Social que está implantando várias ferramentas, desde pesquisa de clima organizacional à própria questão da gestão socialmente responsável”, disse Lúcia Macedo.

Quanto às metas para 2009, uma delas é a expansão de todos os projetos desenvolvidos pelo SESI, a exemplo do projeto de Indústria Saudável e o Projeto Indústria do Conhecimento que agora deverá beneficiar a empresa Alpargatas, tendo em vista os resultados já obtidos nas duas unidades implantadas, em 2008, na empresa Coteminas em João Pessoa e Campina Grande. “Além disso, nós temos uma expectativa muito grande em relação ao projeto de Elevação da Escolaridade do Trabalhador, que hoje é uma prioridade do SESI”, lembrou Lúcia Macedo. “Esperamos contribuir para uma indústria mais competitiva e o SESI é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento da indústria e consequentemente do país. Nós esperamos formar cada vez mais alianças com as empresas e com outros órgãos, para que tenhamos um país melhor”, finalizou.

Colaboração: Diego Araújo (UNICOM)