SESI Valores do Esporte

Por Agência CNI - Publicado 19 de julho de 2007

A cidade que respira esporte, com as competições dos jogos Pan-Americanos Rio 2007, foi o palco escolhido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) para lançar o projeto SESI Valores do Esporte. O lançamento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Participaram do lançamento o presidente do Centro das Indústrias do Rio de Janeiro, João Bárbara; o subsecretário estadual para os Jogos Pan-americanos, Bernard Razjman; o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber; os atletas Robson Caetano e Ana Moser, e gerentes e dirigentes do SESI.

O objetivo do projeto é mostrar que os princípios da prática esportiva como espírito de equipe, ajuda mútua e liderança são ferramentas que podem ser usadas na gestão de empresas para melhorar produção e relações de trabalho. “O projeto é uma oportunidade de mostramos bons exemplos de quem investe no esporte. E o SESI, há anos comprometido com esse processo, quer formar profissionais comprometidos com a disseminação desses valores”, afirmou o gerente executivo de Cultura, Esporte e Lazer do SESI, Eloir Simm.

Segundo ele, os valores do esporte sempre existiram, mas para a sociedade estavam apenas no pódio. “O projeto é uma boa oportunidade para que a sociedade avance no esporte. Se de cada mil pessoas atendidas pelo SESI sair um atleta será bom, mas se desse total formarmos cidadãos conscientes a sociedade ganhará”, disse. Na avaliação de João Bárbara, esse é o grande desafio. “Os Jogos Pan-americanos são um incentivo para a prática do esporte. Aliado a isso, lembro que aqui no Rio de Janeiro mais de 90 mil pessoas utilizaram a estrutura de esporte oferecida pelo SESI”, disse.

Bernard Razjman acrescentou que o esporte é um elemento transformador da vida das pessoas. Disse que nesse sentido o SESI tem um papel fundamental no desenvolvimento do esporte do país. “Além disso, os jogos Pan-americanos se tornaram emblemáticos porque têm qualidade olímpica. Isso não acontecia aqui há 50 anos. O Brasil ganha ainda mais com a construção desses equipamentos que serão usados para promover o esporte”, afirmou Razjman.

Para o presidente Conselho Federal de Educação Física Jorge Steinhilber, o projeto do SESI vai ajudar as pessoas a integrar o esporte em seu dia-a-dia. “O esporte por si só não promove valores. O que os promove é a orientação, como a do projeto. Esse será um passo fantástico para uma transformação”, disse. Steinhilber destacou ainda que a educação física escolar passa por uma crise no país, e que o SESI Valores do Esporte será uma forma de superar essa crise. “O esporte precisa ser dirigido e ensinado e o projeto contribuirá para esse desenvolvimento”, concluiu

LANÇAMENTO - A ex-jogadora de vôlei Ana Moser, considerada uma das embaixadoras dos Jogos do Serviço Social da Indústria (SESI), participou do lançamento do projeto SESI Valores do Esporte, promovido na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). O projeto usa valores do esporte como liderança, ajuda mútua e espírito de equipe para fortalecer as relações de trabalho dentro das empresas. “Esse ambiente de formação, vivência e as oportunidades de lazer que o esporte oferece são importantes. A atividade esportiva incentiva valores e fortalece as pessoas”, disse Ana Moser.

Longe das quadras, mas não do esporte, a atleta deixou as competições há sete anos. Atualmente ela trabalha no Instituto Esporte e Educação, criado por ela, e que atende 3.500 crianças em 22 núcleos espalhados pelo Rio de Janeiro e São Paulo. Um desses núcleos recebe o apoio do SESI. “Trabalhamos com comunidades de favelas e cidades pequenas. O esporte muda a dinâmica nas escolas e nos bairros. Quando chegamos na cidade ocorre uma mudança no relacionamento das pessoas”, disse Ana Moser.