Sindicatos investem na Internet

Por Agência CNI - Publicado 25 de maio de 2009

CNI lança quatrocentos novos sites, nesta segunda-feira, 25 de maio, Dia da Indústria, com o objetiv
Brasília – Quatrocentos novos sites foram lançados, oficialmente, nesta segunda-feira, 25 de maio, Dia da Indústria, uma iniciativa Confederação Nacional da Indústria (CNI) para apoiar a modernização dos sindicatos industriais.

As páginas na internet reúnem informações, ferramentas e conteúdos indispensáveis ao relacionamento dos sindicatos com os associados e às atividades de defesa de interesse.

Desenvolvido a partir de parceria entre a CNI e as federações das indústrias, o projeto dos sites tem o objetivo de aproximar ainda mais o sindicato e a base que representa.

Nesse sentido, o domínio na internet vai melhorar a comunicação com as empresas, dar visibilidade às ações do sindicato e divulgar informações relevantes para o setor.

A ideia é estimular os sindicatos a fortalecer o seu papel principal, de agente de representação dos interesses do seu setor. A prestação de serviços pelos sindicatos às empresas, igualmente importante, também será incentivada com a criação dos sites. Ambas as linhas visam aumentar a competitividade das empresas.

O que é o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA)

O apoio à criação de domínios na internet é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), criado em 2007 pela CNI para ampliar a representatividade e sustentabilidade dos sindicatos, e por consequência de todo o sistema de representação da Indústria. O PDA tem como público alvo os 1.275 sindicatos empresarias da Indústria e é executado em parceria com as 27 federações estaduais.

Segundo o diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi, “a CNI tem buscado sensibilizar as empresas para a importância da questão sindical e da defesa de interesses para criação de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento sustentável do país”.

Implantado em 2008, o PDA partiu do planejamento de projetos baseados em práticas bem-sucedidas nas federações industriais. Esses projetos visam capacitar líderes sindicais, melhorar o planejamento e a gestão dos sindicatos, fortalecer o marketing associativo, além de buscar mais eficiência na comunicação com os associados e o fortalecimento das empresas.

Na primeira etapa, oitocentos presidentes e executivos de sindicatos industriais de 25 estados frequentaram os cursos do projeto Capacitação de Lideranças Empresariais Sindicais. Os treinamentos detalharam o novo papel do líder sindical, o funcionamento do Sistema Indústria, o processo de defesa de interesses e os fundamentos da gestão estratégica, da comunicação e do marketing. Outros temas abordados foram responsabilidade social e governança sindical, informação estratégica e legislação e negociação sindical.

Outro projeto do PDA, o Planejamento Estratégico dos Sindicatos, orienta e apóia cada sindicato, com a participação de sua base, na definição de sua missão, objetivos estratégicos, e de indicadores e metas para cada objetivo. Em 2008, esse projeto recebeu a adesão de 377 sindicatos.

O PDA também oferece o Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação (SIGA), uma ferramenta com acesso pela internet, que facilita a atualização de dados, a inclusão de associados, a emissão de guias e a cobrança das contribuições sindicais.

Ainda dentro da meta de modernização do planejamento e da gestão, há o projeto Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, em que a CNI apóia a informatização dos sindicatos. Em 2008, o projeto beneficiou sindicatos associados a 17 federações de indústrias. Os recursos liberados pela CNI ajudaram a financiar a compra de 278 computadores.

Para estimular novas linhas de fortalecimento dos sindicatos, o PDA também apoiou, em 2008, 13 iniciativas inovadoras desenvolvidas por sete federações. Esses projetos, que envolvem ações para reformulação de estruturas administrativas, aumento da oferta de serviços, planejamento e melhoria da gestão e do marketing, foram idealizados a partir da identificação das necessidades dos sindicatos.

O que os sites dos Sindicatos oferecem às empresas

* Notícias sobre a atuação do sindicato
* Leis, decretos, portarias e outros atos normativos que têm impacto no setor
* Resultados de negociações coletivas