O pão é um alimento que carrega a simbologia da partilha em toda a história da humanidade, e anualmente, em 16 de outubro, é comemorado o Dia Mundial do Pão. O Sindicato da Indústria de Panificação de Campina Grande - Sindipan/CG em conjunto com a Associação dos Panificadores da Paraíba - Aspanep, realiza, nesta época do ano, uma ação filantrópica de distribuição de pães e repasses de recursos financeiros para o Hospital da FAP.
Nesta quarta-feira, 09, as duas associações realizaram, na FIEP, a entrega dos vouchers que poderão ser trocados pelos pães nas padarias associadas, de acordo com sua necessidade. No total são mais de 20 mil pães distribuídos entre 20 entidades filantrópicas de Campina Grande e região, que prestam assistência a crianças, idosos, dependentes químicos e pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social.
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação de Campina Grande - Sindipan/CG e da Associação dos Panificadores da Paraíba - Aspanep, Afonso Ramos, a ação, que hoje está consolidada, surgiu há cerca de 12 anos como uma comemoração do Dia Mundial do Pão. “Na época, começamos fazendo o evento em praça pública, doando pães a população carente e, além disso, fizemos, com as escolas municipais, um concurso de redação sobre a criação do pão ou do setor da panificação no geral. Nas edições seguintes, transferimos esta ação para a FIEP e, a partir daí, fizemos também a primeira Expopão dentro da federação com estandes só de panificadores. Decidimos, então, procurar as instituições de caridade que também precisam dessas ações e, na época, eram cerca de dez ou doze instituições. Com o tempo foi crescendo o número de entidades agraciadas, que recebiam, cada uma, cerca de mil pães. Depois passamos a fazer doações também para instituições de outras cidades da região de Campina Grande, como Esperança, Lagoa Seca e São Sebastião de Lagoa de Roça”, explicou.
Além da distribuição de pães, o Sindipan/CG e a Aspanep, repassaram, ao Hospital da FAP, que é referência no tratamento do Câncer, atendendo pacientes de Campina Grande e mais 148 municípios da Paraíba, mais de 2 mil reais arrecadados na Campanha Troco Solidário, que este ano está em sua 4ª edição. Durante a campanha, cerca de 40 padarias associadas disponibilizaram cofres para o depósito espontâneo de quantias em dinheiro de seus clientes.
O Troco Solidário já destinou mais de 20 mil reais ao Hospital da FAP nas últimas três edições. Este ano, a ação foi realizada com o apoio de fornecedores do setor de panificação, como a Food&Mix, Moinho Dias Branco, Mais Trigo, Lucena Representações, PAdeirão, Pagelar, Adinor, e Grande Moinho Cearense, que doaram insumos para que os panificadores associados ao sindicato e à associação produzam os pães distribuídos às entidades beneficiadas com os vouchers.
As instituições filantrópicas beneficiadas este ano foram Associação campinense de pais de autistas, Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Esperança e Vida – AEV, Associação de pais e amigos dos excepcionais – APAE, Bom Samaritano, Casa da criança Dr João Moura, Casa de apoio – Irmãos Samaritanos de Misericórdia Social – ISMI Social, Casa de caridade Padre Ibiapina, Casa de recuperação Santa Paulina, Casa do menino, Centro de recuperação homens de Cristo (Lagoa de Roça), Centro municipal de convivência do idoso, Hospital da FAP, Instituto paraibano de combate ao câncer – IPCCAN, Instituto professor Joaquim Amorim Neto – IPESQ, Instituto São Vicente de Paulo, Lar da Sagrada Face (Lagoa Seca), Lar de Maria, LBV - Legião da Boa Vontade, Nosso Lar (Esperança) e o Santuário da Divina Misericórdia.
Texto/Colaboração: Igor Batista