SINDUSCON/JP e SINDGRAF/PB mais fortes

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 06 de março de 2008

Viabilizar a melhoria dos processos dos resultados e do atendimento às demandas da indústria, da população e da sociedade. Um objetivo em comum, perseguido pela maioria das lideranças sindicais, com foco no alcance do sucesso. A visão é do Sindicato de Construção Civil de João Pessoa - SINDUSCON/JP - quando da apresentação do Programa de Fortalecimento dos Sindicatos das Indústrias do Estado da Paraíba.

A iniciativa da FIEP recebe incentivo do Projeto de Promoção Associativa para Apoio Financeiro da Confederação Nacional da Indústria - CNI - na Paraíba, coordenado pelo IEL. A ação consiste em planejar uma missão e estabelecer a visão do sindicato, enquanto marca forte e representativa. "É preciso, em primeiro lugar, força de vontade! Á princípio, precisamos identificar os valores do sindicato, desde orçamento, capacitação, até o diálogo entre os associados para que, posteriormente, o órgão seja contemplado com a ação", disse a Consultora da CNI, Ilma Barros, com experiência no Banco Mundial, ONU, USP e Ministério das Relações Institucionais do Governo Federal.

A articulação do programa poderá se efetivar em diferentes graus de envolvimento das empresas, associadas ao sindicato, desde o aproveitamento recíproco dos recursos, até a formulação e execução do planejamento estratégico do órgão, enquanto ferramenta representativa. "Trabalhamos para o futuro. Não um futuro imediato, porque no nosso ramo é praticamente impossível. Acredito que é esse planejamento estratégico que nos dará o rumo a seguir", concluiu Irenaldo Quintans, presidente do SINDUSCON/JP, hoje com 150 empresas associadas, sendo metade de obras públicas.

Esse modelo de gestão sindical, que desenvolve lideranças, também foi apresentado aos empresários do setor, como o engenheiro Ozaes Barros, proprietário da empresa AGS Construções e Incorporações. "Até o momento, confesso que estava voltado à operacionalidade da minha empresa. Mas, percebi o quanto é importante fortalecê-la como associada a um sindicato com grande representatividade", falou.

SINDIGRAF/PB - Responsável por 156 empresas associadas em toda a Paraíba, o Sindicato das Indústrias Gráficas também foi beneficiado com a iniciativa. Para o presidente, Marcone Rocha, Diretor da Associação Brasiliera de Gráficas - ABGRAF, o programa deverá indicar o caminho certo para o desenvolvimento do setor. "O nosso maior desafio é acompanhar o desenvolvimento tecnológico do segmento. Só mantém-se no mercado, quem acompanhar esse processo. Acredito que essa ação deverá indicar o caminho", afirmou Rocha.

Considerada uma das melhores empresas da América Latina, hoje com 330 colaboradores, e detentora de dois Prêmios SESI Qualidade no Trabalho, a Gráfica Santa Marta, foi representada pelo diretor administrativo-financeiro, Petrúcio Batista, durante o encontro de apresentação do plano estratégico. Ele avaliou como positiva a idéia da FIEP em fortalecer os sindicatos. "Esse fortalecimento é necessário, porque há trocas de experiências e, conseqüentemente, aumento da competitividade", completou.