Paraíba

Sinduscon – PB celebra 75 anos de atuação em prol do fortalecimento da Construção Civil e do desenvolvimento da Paraíba

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 17 de junho de 2024

No ano de 1949, Campina Grande vivia um momento áureo do algodão, e nesse contexto inúmeras empresas e famílias migraram para a Rainha da Borborema, para trabalhar com a produção algodoeira.   E foi no dia 17 de junho desse ano, momento em que a cidade vivia um boom imobiliário, que foi fundado o Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado da Paraíba – SINDUSCON – PB.

Um dos principais responsáveis por esse crescimento foi o Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado da Paraíba, fundado em 1948, à época chamado de Sindicato da Indústria da Construção Civil de Campina Grande, a entidade sempre esteve atenta as demandas da indústria da construção, mantendo o foco voltado à qualidade, Inovação e crescimento do setor.

“Hoje o Sinduscon – PB completa 75 anos de uma história marcada pela dedicação e compromisso com a evolução e o fortalecimento da Construção Civil da Paraíba. E essas conquistas só foram possíveis pelo empenho de todos que passaram pela gestão do Sindicato”, ressaltou o presidente do SINDUSCON – PB, Lamartine Alves.

Com uma atuação ampla, o Sindicato alcançou importantes conquistas a exemplo dos códigos Tributário e Fiscal do município de Campina Grande, foi o grande incentivador da criação da Escola da Construção Civil do SENAI de Bayeux, e teve participação efetiva na certificação das construtoras paraibanas no Programa Brasileiro de Qualidade do Habitat – PBQPH.

De acordo com o presidente do SINDUSCON, o sindicato mantém um debate constante para fortalecer toda a cadeia da construção civil.

“Atualmente estamos envolvidos na construção de uma agenda positiva que envolve desde a captação e a oferta de mão de obra qualificada, algo que vem sendo conquistado com o apoio do SENAI e do SESI, bem como a redução da carga tributária do setor, e ainda a modernização dos canteiros de obras, com a introdução de novas tecnologias” finalizou o presidente do SINDUSCON – PB.