Talentos Musicais da Indústria

Por Agência CNI - Publicado 07 de abril de 2008

Os trabalhadores da indústria e seus dependentes terão a oportunidade de mostrar o talento na área m
 Brasília – Os trabalhadores da indústria e seus dependentes terão a oportunidade de mostrar o talento na área    musical no Festival SESI Música. O evento será lançado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) na sexta-feira, 11 de abril. A cerimônia, apresentada pelo cantor Toni Garrido, ocorrerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 20h30 e terá a participação de artistas como Dado Villa-Lobos, Armandinho e Miguel Proença. O Festival integra o programa SESI Música, que inclui ainda o projeto-piloto Valores da Música.

“As empresas se preocupam em desenvolver ações voltadas para a qualidade de vida do trabalhador. A música é um dos fatores que estimulam a descoberta dessas capacidades, porque desenvolve a sensibilidade, a responsabilidade, a observação e o cuidado com os outros", afirma a gerente de Cultura do SESI, Cláudia Ramalho.

O Festival estimulará os trabalhadores a desenvolverem composições, interpretações, e o gosto pelo aprendizado de instrumentos musicais seja nos intervalos de trabalho ou em momentos estabelecidos pelas empresas. A partir do lançamento do Festival, os Departamentos Regionais do SESI estruturarão as etapas estadual e regional. A etapa nacional, que reunirá os selecionados nas regiões, está marcada para outubro, em Brasília. Os vencedores gravarão um CD.

Na programação do Festival, também serão realizados, de 14 a 17 de abril, no Teatro do SESI Rio, seminários, workshops, oficinas e palestras com a participação de músicos, maestros e personalidades da área. A expectativa é atender 360 pessoas. Haverá ainda apresentação de músicos de grupos do SESI e de outras organizações nas ruas, parques e pontos turísticos da cidade.

VALORES DA MÚSICA – O projeto-piloto Valores da Música levará a formação musical às salas de aula das escolas do SESI. A base do material didático é a série de 27 programas de oito minutos cada, que será veiculada a partir de 18 de abril no Canal Futura.

Os programas mostram elementos musicais como melodia, ritmo e harmonia, formação de orquestra sinfônica, formação do músico, instrumentos musicais, entre outros. A idéia, afirma Cláudia, é que a música integre os currículos das escolas do SESI.

Os 27 programas são apresentados pelo maestro Silvio Barbato, regente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ele explicará como é a formação de um músico e os resultados que a música proporciona no desenvolvimento de projetos sociais e na educação.