Compartilhar

CNI

Tecnologia do SENAI-PE auxilia atuação do Comando Militar do Nordeste no dia da eleição

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 04 de outubro de 2024

Cinco drones no Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias de Informação e Comunicação estarão na cidade de Cabedelo, na Paraíba


O SENAI-PE e o Comando Militar do Nordeste apresentaram, na manhã desta sexta-feira (4), na sede do CMNE, no bairro do Curado, o trabalho conjunto que será empregado na Operação de Garantia de Votação e Apuração no próximo domingo (6), dia das eleições municipais. A cidade de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa-PB terá o monitoramento auxiliado por cinco drones do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), operados por quatro profissionais do ISI.

O convite ao SENAI partiu do Exército, a partir da expertise do ISI-TICs em geointeligência espacial e a necessidade maior de segurança em Cabedelo por causa de um conflito entre facções. “Vamos fazer esse monitoramento com drones para ajudar o Exército a cumprir seu papel, que é de manter uma eleição tranquila. A tecnologia que temos nesses drones também atua em outros ambientes. Fazemos controle do volume de rios, monitoramento de encostas e nas plantações”, disse o presidente do Sistema Fiepe, Bruno Veloso.

O diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI-PE, Oziel Alves, explicou que um dos veículos aéreos não tripulados carrega uma câmera capaz de detectar objetos não visíveis a olho nu. “É uma câmera multiespectral, capaz de identificar coisas por trás de algumas estruturas ou dentro de regiões. Eles também usam câmeras termais, úteis para atuar em aglomerações”. As câmeras possuem zoom de 56x e operam num raio de até 15km do controlador, além de chegar a 120 metros de altura, seguindo a legislação para esse tipo de equipamento.

O comandante militar do Nordeste, General Maurílio Miranda Netto Ribeiro, informou que 220 municípios de Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Piauí solicitaram monitoramento para o dia da eleição e, para isso, foram mobilizados 4.500 militares. “Além disso, teremos esse sistema de drones, que o SENAI gentilmente está nos cedendo para empregarmos nessa operação em que estaremos envolvidos neste final de semana”.

Outras Notícias