Trabalhadores tomam posse nos Conselhos do SESI e SENAI

Por Agência CNI - Publicado 19 de dezembro de 2007

Vinte e quatro trabalhadores tomaram posse hoje, em Brasília, nos Conselhos Nacionais do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Ao todo, são seis titulares e seis suplentes em cada Conselho. "A nova representação dos conselhos vai combinar a visão dos empresários e a percepção dos trabalhadores sobre os programas das duas entidades", destacou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Conselho Nacional do SENAI, Armando Monteiro Neto.

De acordo com Monteiro Neto, esse é um momento muito significativo para as entidades do Sistema Indústria e para os trabalhadores. "As instituições que compõe o Conselho precisam assumir um papel diligente e oferecer respostas adequadas para a sociedade", destacou. "Inauguramos hoje um debate permanente em que os representantes dos Conselhos devem assumir uma posição construtiva e de muito respeito."

Para o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, a posse de representantes de trabalhadores nos Conselhos vai permitir a diversidade de opiniões de dois importantes segmentos da sociedade. "É preciso conciliar necessidades e interesses de empresários e trabalhadores, que muitas vezes são complementares", enfatizou.

O coordenador dos 96 representantes da União Geral dos Trabalhadores (UGT) no Sistema S, Natal Leo, afirmou que os trabalhadores contribuirão significativamente com as discussões sobre projetos e orçamento das entidades. "Fizemos uma capacitação para conhecermos as entidades que compõem o Sistema S e termos mais condições de expor nossa opiniões e idéias", destacou Leo.

De acordo com o economista da Força Sindical Marcos Perioto, essa conquista dos trabalhadores é resultado de uma demanda histórica do movimento sindical. "Desde 2004, quando foi aprovada a participação dos trabalhadores, viemos planejando essa estrutura dos Conselhos do SESI e SENAI, em conjunto com empresários e governo."

Além dos Conselhos do SESI e SENAI, os trabalhadores assumirão os Conselhos do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Estão representados nos Conselhos do SESI e SENAI a UGT, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a Nova Central e a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil.

Fotos: Carlos Humberto - CNI