Neste dia do Coordenador Pedagógico (22), o Geração conversou com Maristela Schein, um exemplo de dedicação e inovação no campo educacional e fora dele também. Pedagoga de formação, com aperfeiçoamento em psicopedagogia e um mestrado em educação, ela representa uma liderança marcante na Escola SESI Eraldo Giacobbe, em Pelotas/RS, onde atua como diretora há seis anos e meio. Confrontada com desafios imensos pela calamidade pública que afetou sua região em maio de 2024, ela soube adaptar-se com resiliência e visão estratégica. Sob sua liderança, a escola mapeou os alunos afetados pelas enchentes, explorou modalidades de ensino a distância para contornar a falta de acesso à internet e reinventou o planejamento pedagógico. As aulas foram estruturadas por áreas do conhecimento, utilizando o Microsoft Teams para manter as aprendizagens e o WhatsApp como canal direto de comunicação.
Essa abordagem tinha como objetivo garantir que os estudantes mantivessem uma rotina de estudo, pesquisa e paixão pelo conhecimento, mesmo diante de incontáveis obstáculos. Com um profundo respeito e empatia, Maristela e sua equipe buscaram soluções para que nenhum aluno fosse prejudicado. Esta é a história de uma mulher cuja liderança transcende os muros da escola, e você pode conhecê-la um pouco melhor, através da entrevista que o Geração fez com ela.
Qual a importância de um coordenador pedagógico para uma escola?
Maristela Schein - O coordenador pedagógico tem a função de assegurar a filosofia, os princípios da escola e ser o guardião do projeto político e pedagógico. Necessita planejar junto com os docentes, acompanhar e monitorar o andamento do processo de aprendizagem da escola. Além de exercer atividades permanentes de diagnóstico do resultado educativo dos estudantes.
Quais os maiores desafios que os coordenadores pedagógicos enfrentam hoje em dia?
Maristela Schein - Os desafios atuais da coordenação pedagógica é pensar coletivamente com a equipe de docentes constantes estratégias de engajamento e interesse dos estudantes. Conhecer bem o perfil e o comportamento da idade de cada modalidade de ensino, para pensarem em ações que aguçam a curiosidade pela aprendizagem.
Qual foi a importância do Programa SESI de Gestão Escolar (PSGE) para sua carreira?
Maristela Schein - O Projeto PSGE qualificou significantemente a minha atuação e da equipe diretiva para uma cultura de gestão focada na melhoria contínua. Percebemos que a mudança da visão sobre a gestão de pessoas, os procedimentos, os resultados e os indicadores de aprendizagem ficam evidentes nas nossas ações cotidianas da Gestão Escolar. Isto é evidenciado a partir da aplicação do PSGE.
Para o futuro, como você enxerga a atuação dos coordenadores pedagógicos, incluindo as constantes mudanças tecnológicas?
Maristela Schein - Percebo a necessidade do coordenador pedagógico acompanhar e promover a utilização da tecnologia para aprendizagens. Os estudantes nasceram na era digital e a utilização de aplicativos, programação, robótica e jogos digitais precisam catapultar o desejo pelo conhecimento.
E se você puder dar um recado para os coordenadores pedagógicos de todo o país e também para quem deseja atuar como um algum dia, qual seria?
Maristela Schein - Educação é a solução para um país! E os coordenadores pedagógicos são os promotores de uma prática pedagógica inclusiva, formativa e de qualidade. Acredite no propósito da Educação para transformação de uma sociedade!
Então, vamos aproveitar o dia de hoje para celebrar o coordenador pedagógico da sua escola ou da escola do seu filho. Pode ter certeza de que ele está lá, nos bastidores, fazendo a mágica acontecer para que todos tenham a melhor experiência de aprendizado possível.
Conheça o Geração SESI SENAI!
O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria e no canal do WhatsApp Geração SESI SENAI. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração.