Unidades Móveis do SENAI/PB matriculam quase 10 mil alunos

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 22 de dezembro de 2011

Com o objetivo de contribuir para a formação de profissionais da indústria capacitados e a geração de emprego e renda no Estado, o SENAI da Paraíba, através do Centro de Ações Móveis (CAM), realizou em 2011 a formação de 9.639 profissionais.

O CAM é uma das Unidades Operacionais do SENAI, caracterizado por levar cursos para toda a Paraíba, através de suas 57 Unidades Móveis. Atuando em todas as regiões do Estado, tais como: Agreste, Sertão, Borborema e Mata Paraibana, contemplando 56 municípios com a geração de emprego e renda.

Atento às necessidades que circundam os diversos setores industriais do Estado e objetivando oportunizar aos cidadãos uma educação profissional de qualidade, além do acesso ao primeiro emprego e aperfeiçoamento profissional, o CAM firmou em 2011 parcerias com empresas, promoveu cursos à distância e gratuitos, criou o Centro da Construção Civil em Campina Grande, executou ações de programas dos governos Federal, Estadual e Municipal, realizou campanhas de solidariedade e também contribuiu para projetos de Responsabilidade Social.

Através da análise do mercado de atuação e suas tendências, o CAM buscou investir na área da Construção Civil, promovendo a capacitação de 2.136 profissionais, o que proporcionou maior oportunidade de empregabilidade aos paraibanos.

O atendimento às empresas com serviços técnicos operacionais especializados, disseminação de informações tecnológicas e consultorias garantiram a promoção de desenvolvimento tecnológico na Unidade Operacional, totalizando 743 horas técnicas, através dos núcleos de Calçados, Construção Civil, Eletricidade e Mecânica.

Dentre as ações realizadas pelo CAM destacam-se as parcerias consolidadas pela Unidade e a execução de atividades relacionadas aos convênios firmados pelo Departamento Nacional através das empresas Schneider e Amanco; além dos programas Projovem Trabalhador, PlanTeQ – Plano Territorial de Qualificação, PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Proklima - Programa Nacional de Treinamento de Mecânicos Refrigeristas e nos Projetos Ação Global e Vira-Vida.

Para o Gerente do Centro de Ações Móveis, Janildo Sales Figueiredo, o resultado de 2011 é fruto de uma equipe comprometida com a missão do SENAI. “A equipe do CAM participa ativamente, desde o planejamento das ações até o acompanhamento das atividades realizadas, pois consideramos que cada um faz parte de um somatório que qualifica quase 10 mil pessoas no Estado da Paraíba e desenvolve atividades técnicas e tecnológicas para a indústria”, ressaltou.

Informações adicionais pelo telefone: () 3182-0222.

Colaboração/Texto/Fotos: Michelle Assis