A demanda por aço no mercado interno continuou crescendo em abril, com forte procura do setor de construção civil e das fabricantes de veículos. As vendas de laminados avançaram 13,9 por cento no mês passado sobre igual intervalo de 2006, para 1,54 milhão de toneladas.
Rolos de Aço Laminados
De acordo com o Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), no acumulado de janeiro a abril as vendas totais no mercado interno --incluindo laminados e semi-acabados-- registraram expansão de 11,1 por cento ante igual período do ano passado, alcançando quase 6,2 milhões de toneladas.
"Permanece o otimismo na área habitacional, devido às medidas de incentivo adotadas pelo governo federal e à queda das taxas de juros que tornou o financiamento imobiliário um produto mais atraente para os bancos", segundo comunicado do IBS à imprensa nesta terça-feira.
Conforme a entidade, a indústria automotiva também contribuiu. O IBS estima que os projetos aprovados nos setores naval e de tubos para gasodutos "tendem a aumentar sua participação no consumo de aço".
A produção de aço bruto em abril somou 2,7 milhões de toneladas, enquanto nos quatro primeiros meses do ano foi de 10,7 milhões de toneladas. Isso representa altas de 12,1 por cento e de 11,5 por cento, respectivamente. O desempenho de 2006 está influenciado por um acidente que provocou a parada de um alto-forno da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) .
As vendas externas de laminados também subiram em abril, alcançando 427 mil toneladas, expansão de 11,7 por cento ante o mesmo mês do ano passado. Já o volume de exportações de placas de aço, para transformação em usinas em outros países, recuou 14,7 por cento na mesma base de comparação, para 396 mil toneladas.
Foto: www.cdcc.sc.usp.br