ViraVida transforma a realidade de jovens paraibanos

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 04 de agosto de 2011

Para transformar a realidade de milhares de jovens brasileiros que vivem em situações de vulnerabilidade social, o Conselho Nacional do SESI criou em 2008 o Programa ViraVida. A iniciativa tem o objetivo de reintegrar à sociedade adolescentes vítimas do risco social, oferecendo ações de educação básica, aprendizagem industrial e comercial, além de orientações para a formação de cooperativas e incubação de pequenos negócios.

As ferramentas principais do Programa são os cursos profissionalizantes desenvolvidos com o apoio das instituições do Sistema S: SESI, SENAI, SENAC e SEBRAE, do empresariado e organizações não governamentais. Os cursos abrangem as mais diversas áreas e contemplam a necessidade de integração entre formação profissional, educação básica e noções de autogestão.

Além da oportunidade de fazer os cursos, com duração de 8 a 10 meses, os jovens também contam com apoio psicossocial, atendimento à família e auxílio médico. Durante o período do curso, o Programa ainda disponibiliza aos alunos uma ajuda de custo, de aproximadamente um salário mínimo, para que eles mantenham freqüência nas aulas. Ao final do curso, o ViraVida promove a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

Alex Monteiro*, 22 anos, é um dos muitos jovens em todo o país que têm visto a sua realidade mudar, graças ao ViraVida. O rapaz faz parte da turma de 16 alunos do Programa que iniciou os cursos profissionalizantes de Padeiro de Pães e Correlatos e Confeiteiro no SENAI Stenio Lopes, em Campina Grande, no último dia 18 de julho.

O jovem tomou conhecimento do ViraVida através de um amigo. Consciente de que precisava de ajuda, o rapaz se inscreveu no Programa, mas estava desacreditado de que conseguiria participar, devido à seleção dos candidatos. ‘’Foi uma alegria enorme receber a notícia de que fui selecionado! Como o próprio nome diz, o ViraVida é uma oportunidade única de dar uma virada na vida. Quem fez, sabe’’, comemorou.

Quando perguntado o que fará após dois cursos na área de Gastronomia, Alex é seguro na resposta. ‘’Vou abrir meu próprio negócio’’, disse um jovem cheio de vontade e agora com as ferramentas nas mãos para poder recomeçar.

*Alex Monteiro é um nome fictício utilizado pelo repórter para identificar o jovem. O Programa Vira Vida atua com o sigilo dos dados pessoais de seus alunos.

Informações: () 2101-8282 ou 3182-3700.

Colaboração/Texto: Evelinne Dourado.