Paraíba

Wagner Breckenfeld, presidente do SINDUSCON – JP ressalta posição da Paraíba no ranking brasileiro de financiamento de habitação social

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 02 de junho de 2022

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa - Sinduscon-JP, Wagner Breckenfeld ressaltou as contribuições do setor da construção para que a Paraíba ocupasse o terceiro lugar no ranking de financiamento de Habitação de Interesse Social (HIS) com recursos do FGTS, com volume de R$ 2.8 bilhões em recursos investidos.

Os dados foram divulgados recentemente pela Caixa Econômica Federal e são relacionados ao período de 2015 a 2021. “A Paraíba tem sido referência a nível nacional quando falamos em investimentos ou financiamento no Programa de Habitação de Interesse Social, que é um Programa que tem como fonte de recursos, o FGTS, que é muito bem gerenciado pela Caixa Econômica Federal. Para se ter uma ideia dos números aplicados e Unidades Construídas, na Habitação de Interesse Social que é um programa destinado a famílias de baixa renda, e que tem dado uma contribuição enorme na mitigação do déficit habitacional, nós construímos neste período, 29 mil unidades habitacionais, ficando acima do Ceará, perdendo no Nordeste, apenas para Pernambuco e Bahia”, afirmou o presidente do SINDUSCON- JP.

O volume financiado na Paraíba representou quase a totalidade do que foi financiado em todos os estados somados da região Norte. Enquanto o estado nordestino atingiu R$ 2.8 bilhões em financiamentos, a região Norte somou R$ 3.1 bilhões.

Com o resultado, a Paraíba alcançou um destaque expressivo a nível nacional, ficando a frente de estados como Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e até mesmo o Distrito Federal no volume de recursos financiados.

Em relação ao número de unidades contratadas, percebe-se que a Paraíba se manteve na terceira colocação, mas superou em quase 2.500 unidades o estado do Ceará, atingindo 29.290 unidades entre 2015 e 2021, bem acima dos 26.826 do total cearense. Bahia e Pernambuco mantiveram a liderança com 42.058 e 37.175 unidades financiadas, respectivamente.

“Quando analisamos o panorama da Paraíba, percebemos que a indústria da Construção Civil tem dado uma contribuição significativa na retomada da economia. Nós já geramos 11500 empregos, nesses últimos 2 anos, dos 15 mil e 500 empregos perdidos entre 2014 e 2019”, enfatizou Wagner Breckenfeld.