Compartilhar

XXIII edição do Prêmio Jovem Cientista

Por Diego Araújo com CNPq - Publicado 06 de julho de 2007

O Relatório do Desenvolvimento Humano de 2006, elaborado pela ONU aponta o Brasil como a 10ª nação m

O Relatório do Desenvolvimento Humano de 2006, elaborado pela ONU aponta o Brasil como a 10ª nação mais desigual do mundo e a 69º no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que avalia o desempenho do Produto Interno Bruto per capita e a taxa de alfabetização acima de 15 anos de idade. Uma das consequências mais sérias dessa realidade é o aumento da violência, alcançando todas as classes sociais.

Para reverter essa situação, muitas ações podem ser utilizadas, mas a educação é umas das principais no combate das desigualdades. Isso porque gera oportunidades e acesso ao mundo do trabalho. Mas para isso é imprescindível que o investimento nesse campo seja acompanhado de iniciativas que visem à consolidação do ensino em geral.

Iniciativas como a do CNPq, do Grupo Gerdau, da Fundação Roberto Marinho e da Eletrobrás, que na XXIII edição do Prêmio Jovem Cientista, escolheram o tema " Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais" como foco deste ano.

O Prêmio Jovem Cientista tem como objetivos estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros. Podem se inscrever estudantes de nível médio, superior, graduados, professores (orientadores) e instituições de ensino que tenham trabalhos com qualidade ou mérito científico.

Anualmente, é indicado para premiação um tema de destacada importância para o desenvolvimento científico e tecnológico. Para o ano de 2007, o tema escolhido é "Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais", para todas as categorias. Os três primeiros classificados em cada categoria serão premiados com Microcomputadores (nível médio) e valores em dinheiro (Nível Superior, Graduado, Orientador e Mérito Institucional).

Para as categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior, deverá ser abordada uma das seguintes linhas de pesquisas relacionadas ao tema "Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais": mecanismos de inclusão social: tecnologia digital; educação empreendedora; acessibilidade e mobilidade social; popularização da ciência, tecnologia e inovação; o papel da educação na superação da violência; a educação como instrumento do antidesperdício de energia; energia como fator de segurança; conservação da energia elétrica (produção e consumo) fomentando a criação de empregos.

Para a categoria Estudante do Ensino Médio, deverá ser abordado apenas um dos cinco itens relacionados ao tema "Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais": Educação e desigualdades sociais (Raízes históricas das desigualdades no Brasil e Educação e superação das desigualdades), Mecanismos de inclusão (Tecnologia digital e educação, Educação a distância, Educação empreendedora e Qualidade do ensino e mobilidade social) Popularização da ciência, tecnologia e inovação (Divulgação da C&T&I nas escolas e Divulgação da C&T&I na comunidade),Educação e superação da violência ( Educação, violência e pobreza e Violência na escola) e Educação, ambiente e saúde (Educação e ambiente - relação do homem com os recursos naturais, incluindo geração e economia de energia - e Educação e saúde)

O Prêmio Jovem Cientista - categoria Ensino Médio foi criado em 1999 e visa revelar talentos e incentivar nos jovens a prática da pesquisa como meio de aprendizagem e produção de conhecimento.

A inscrição será realizada até o dia 30/11/2007. A inscrição é de caráter individual e poderá ser feita por formulário eletrônico, disponível no endereço www.jovemcientista.cnpq.br

Foto: CNPQ

Outras Notícias