Compartilhar

Cultura Maker: inovação na metodologia de ensino do SENAI é tema do novo Podcast Giro na Indústria

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 03 de março de 2020

A metodologia está sendo implantada em todo departamento regional.

Planejamento, criatividade e inovação. Esses três fatores juntos fazem parte da nova tendência de mercado que está revolucionando o mundo da educação. Fomentando a chamada “faça você mesmo”, os estudantes conseguem encontrar soluções criativas para os seus problemas desenvolvendo projetos em sala de aula. Aliando o conhecimento adquirido com a prática. 

O Núcleo de Inovação, Tecnologia e Projetos (NITP), vem fortalecendo nas unidades SENAI essa metodologia de ensino. Com laboratórios em cada departamento regional, a instituição busca trabalhar em sala a criatividade, o empreendedorismo e a inovação. Por exemplo, nos Laboratórios Abertos do SENAI (Labs), o aluno chega com a ideia e ela é trabalhada de forma multidisciplinar com a ajuda dos docentes.

“Essa metodologia está sendo implantada em todo departamento regional. Somos ancorados pela metodologia SENAI de educação profissional e a própria metodologia insere o aluno para trabalhar com a Cultura Maker. Nossos alunos têm à disposição deles laboratórios de criatividade para que eles possam desenvolver projetos especificamente nas áreas que o Instituto disponibiliza”, afirma Fabiana Hiluey, interlocutora de inovação do NITP.

Outro projeto desenvolvido a partir dessa ideia é o Inova SENAI. Ação de abrangência nacional direcionada a alunos, técnicos e docentes dos Departamentos Regionais (DRs) do SENAI. A iniciativa é responsável por estimular os jovens estudantes a desenvolverem projetos de inovação por meio de competências alinhadas com as demandas da indústria e do mercado brasileiro.

Caio César, coordenador de Educação e Tecnologia, conta que “a Cultura Maker contribui para a democratização do conhecimento e agilidade na solução de problemas, pois as informações são de fácil acesso e nossos alunos conseguem construir soluções de forma prática, tecnológica e lúdica”, explica.

Assim, o principal objetivo do SENAI é preparar seus alunos para os novos desafios do futuro. Para que ele seja capaz de criar, desenvolver e construir objetos com suas próprias mãos.

Quer saber mais sobre o tema? Ouça o Podcast Giro na Indústria desta semana.

Texto/Colaboração: Bruna Martins


Outros Podcasts