Paraíba

Ação conjunta: SINDIREPA-PB e SENAI capacitam mecânicos automotivos para promoção de um ambiente de trabalho moderno e seguro

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 17 de fevereiro de 2022

Mecânicos e proprietários de oficinas automotivas participaram, no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, em Campina Grande, de uma capacitação oferecida pelo Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos Automotores, Fabricação e Manutenção de Carrocerias e Reboques do Estado da Paraíba – SINDIREPA – PB, em parceria com o SENAI e a empresa SUN, que é referência em soluções e equipamentos para a indústria de veículos e reparação automotiva.

A capacitação, com cerca de 50 pessoas, foi realizada pelo instrutor da SUN, Luciano Guedes. Entre os participantes estão profissionais e empresários de Campina Grande, a exemplo das empresas Kennedy L, Flórida, Pneumax, Unicar, Peixoto Car, DJ, JK – FB, Renovcar, Jovesa, Aníbal, Patrocisio Auto – Service, Emanuel de Soares, Multcar, Sigabem e AC Pneus.

A atividade, realizada no auditório do CITI, aconteceu nos dias 15 e 16. No primeiro dia foi abordado com os participantes o tema Secure Gateway. Durante uma palestra técnica o representante da SUN, falou sobre conexão Wifi, Porta Segura ou Secure Gateway, e informações técnicas envolvendo os veículos da Fiat, Mitchell. Ele também fez uma apresentação prática de como acessar os veículos da montadora acessando a porta segura, que só é possível após a realização de um cadastro no site da FIAT Chrysler Automobiles, onde os reparadores automotivos adquirem pacotes de licenciamento para fazer manutenção nos veículos da marca, algo que se tornou obrigatório a partir de 2018.

Na quarta-feira, a capacitação teve continuidade, dessa vez abordando o tema “Osciloscópio”, que consiste num equipamento utilizado para identificação de problemas no carro a partir de sinais elétricos. O equipamento é a nova tendência na mecânica automotiva, e exige dos profissionais da área um conhecimento em programação e eletrônica, e proporciona um diagnóstico mais preciso dos problemas e falhas no funcionamento do carro.

Durante a palestra, o instrutor da SUN, Luciano Guedes, ensinou na prática como fazer as configurações, utilizar os acessórios, e as aplicações dinâmicas do osciloscópio, que é um instrumento de medida de sinais elétricos/eletrônicos que apresenta gráficos das dimensões de um ou mais sinais elétricos.

A SUN é uma marca líder de mercado em soluções e equipamentos para a indústria de veículos e reparação automotiva. Com mais de 50 anos em funcionamento no Brasil, é reconhecida pela excelência e focada no desenvolvimento contínuo de melhorias e novas tecnologias que proporcionam maior segurança, produtividade e performance.