Alimentos Livres da Contaminação

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 22 de outubro de 2008

A contaminação dos alimentos é um dos principais problemas de saúde pública na maioria dos países. A maior parte das causas das infecções alimentares tem a sua origem em superfícies e utensílios de cozinha, mãos contaminadas e contaminações cruzadas, principalmente em alimentos já cozinhados e prontos para consumo. Os alimentos podem ser contaminados por bactérias, fungos, vermes e outros que agridem a saúde humana.

As maiorias dos microrganismos levam ao surgimento de infecções alimentares quando ingeridos em grande número ou quando as suas toxinas estão presentes nos alimentos, entretanto, os alimentos não costumam apresentar alterações no seu cheiro, sabor ou aspecto.

A higiene é essencial para prevenir as doenças transmitidas através dos alimentos. Todos os alimentos com exceção do sal e da água são perecíveis, ou seja, são suscetíveis a alteração e deterioração com maior ou menor rapidez causando doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a higiene dos alimentos compreende "todas as medidas necessárias para garantir a inocuidade sanitária dos alimentos, mantendo as qualidades que lhes são próprias e com especial atenção para o conteúdo nutricional".

O Programa Alimentos Seguros

Visando garantir a boa qualidade dos alimentos prontos para consumo, foi criado o Programa Alimentos Seguros (PAS), que envolve instituições, como EMBRAPA, SENAR, SENAI, SESI, SENAC, SESC, SEBRAE, ANVISA, CNPq, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Saúde, INMETRO, entre outros.

O PAS no Estado da Paraíba é coordenado pelo SENAI, em conjunto com outras entidades, visando conscientizar e orientar os empreendimentos no setor de alimentação sobre as Boas Práticas e o Sistema de Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) durante a produção, a industrialização, o transporte, a manipulação e a estocagem de alimentos.

O Programa oferece treinamentos que habilitam para as boas práticas, abordando a higiene pessoal, higiene do local de trabalho, dos utensílios utilizados, armazenamento dos ingredientes utilizados nas preparações, qualidade dos produtos adquiridos de fornecedores e temperaturas adequadas.

As atividades acontecem em sala de aula e também através de consultorias nas empresas, com o acompanhamento de profissionais especializados que orientam sobre os perigos e os cuidados necessários para adequação de suas atividades às exigências de um mercado cada vez mais competitivo.

O PAS, através do SENAI/PB, atua em diversos segmentos de acordo com a necessidade da empresa, são elas: PAS Indústria; PAS Mesa; PAS Distribuição; PAS Transporte e PAS Ações Especiais.
Como benefícios da implantação do PAS, podem ser citados a melhoria da qualidade e da segurança dos alimentos e principalmente, a redução das perdas e desperdício dos produtos alimentícios, armazenados e manipulados de forma inadequada.

Para Conhecer o Programa Alimentos Seguros, procure o Centro de Inovação e Tecnologia Industrial (CITI) do SENAI, e converse com um dos consultores. Contato pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones: 3182-0231/3182-0203.

Colaboração/Texto: Tássita Araújo.