Paraíba

Aluno do curso técnico de Energias Renováveis do SENAI afirma que a instituição além de oferecer qualificação abriu portas para ele empreender na área

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 05 de maio de 2022

Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, publicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Paraíba possui um dos maiores índices de radiação solar no Brasil, chegando a atingir anualmente mais de 2.200 kWh/m2 no setor oeste do Estado. Com relação ao potencial de energia eólica, a capacidade estimada para instalação em solo (onshore) no Estado é de 10,2 GW em locais com velocidade média superior a 7,5 m/s.

E foi de olho nesse potencial, que José Ailton de Lacerda Filho morador da cidade de Patos, no sertão do estado, decidiu se matricular no curso técnico de Energias Renováveis oferecido pelo SENAI em parceria com o Ministério Público do Trabalho – MPT-PB.

Em 2019, José Ailton se matriculou no curso, e com muita dedicação, não demorou para se destacar na turma, e logo começou a prestar serviços para empresas do setor. Mas com uma veia empreendedora forte influenciado pelos pais, ele decidiu abrir uma empresa em janeiro do ano passado, em sociedade com um tio e o pai dele.

A empresa que inicialmente funcionava como um MEI se tornou micro empresa, hoje José Ailton tem uma equipe de três colaboradores, e esporadicamente realiza a contratação de profissionais para atuar em serviços de instalação, manutenção, consultoria e vendas, e homologação de projetos de energia solar.

“O SENAI me qualificou tecnicamente para eu chegar aonde cheguei, a instituição abriu muitas portas, porque para entrar nessa área, o profissional tem que ter qualificação técnica aprimorada, e foi através da instituição, que é uma referência na formação de profissionais que tive minha primeira oportunidade de trabalho, com um contrato numa empresa aqui no sertão, e hoje estou com meu próprio empreendimento, abrindo oportunidades para outros profissionais, e tudo isso só está sendo possível graças ao conhecimento que tenho adquirido por meio de uma equipe competente de instrutores do curso”, comentou José Ailton.

No ano passado foram formadas duas turmas do curso técnico em Energias Renováveis no sertão da Paraíba, e atualmente está em andamento a terceira que é realizada por meio de uma parceria com o MPT-PB.

O curso tem carga horária de 1200 h, equivalente a um ano e seis meses de duração. Durante as aulas os alunos recebem uma formação através do estudo de um amplo conteúdo programático que envolve  desde a Comunicação Técnica e Informática Aplicada, Introdução ás tecnologias habilitadoras da Industria 4.0, Fundamentos da eletroeletrônica, Introdução a sistemas de Energia Renovável, Sistemas Fotovoltaicos, Sistemas de Aquecimento Solar, Gestão da Implementação de Estruturas Mecânicas e Civis de Sistemas de Energia Renovável, Gestão da Implementação de Estruturas Eletroeletrônicas de Sistemas de Energia Renovável, Comissionamento de Sistemas de Energia Renovável, Gestão da Manutenção de Sistemas de Energia Renovável, Gestão de Energia e Eficiência Energética, Projetos de Sistemas de Energia Renovável, entre outras disciplinas.

E após a conclusão o profissional estará apto a trabalhar com instalação de Sistema Solar e Eólico, e executar manutenção e homologação de projetos.

“A história de vida de José Ailton é o fechamento perfeito de um ciclo, que se iniciou no pioneirismo do SENAI PB de ofertar o curso técnico de Energias Renováveis, através de uma parceria com o MPT – PB adquirimos uma Unidade Móvel Auto Transportável de Energias Renováveis que possibilita anualmente, a formação técnica de centena de jovens, nos mais diversos municípios do nosso Estado. E aliada a essa ação, o SENAI  em 2021, incrementou em suas práticas pedagógicas o módulo de educação empreendedora que tem o objetivo de sensibilizar os alunos egressos do SENAI, para a possibilidade de empreender em seus negócios, gerando trabalho, emprego e renda para a sociedade”, explicou Euler Sales, diretor Regional do SENAI PB.

A Paraíba possui atualmente, oito parques em operação na geração de energia solar fotovoltaica centralizada, com potência de 127 MW, e 21 parques eólicos com capacidade instalada de 337,38 MW, e vem se destacando no cenário nacional na produção de energia renovável, com tendência de crescimento do setor após conclusão dos novos parques em processo de implantação.

Informações adicionais sobre o Curso Técnico de Energias Renováveis oferecido pelo SENAI, podem ser obtidas através do telefone: (83) 3182-0203.