Alunos do CT Minerais visitam Fábrica em Boa Vista

Por Tássita Araújo/Campina Grande - PB - Publicado 01 de dezembro de 2011

Os alunos da primeira turma do Curso Técnico em Mineração do CT Minerais Ernesto Reibel do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial - CITI/SENAI, visitaram no ultimo sábado 19/11, a empresa BUN – BENTONIT UNIÃO NORDESTE IND. E COM. S.A, localizada no município de Boa Vista, cidade que faz parte do pólo Mineral Paraibano.

O objetivo da visita foi oportunizar o conhecimento de perto todos os processos de exploração, extração e tratamento dos minerais, aos alunos da turma da disciplina Gestão de Pessoas e Processos, ministrada pelo professor Washington Diniz.

Durante a visita foi apresentada toda a estrutura física da fábrica desde os laboratórios de fundição, analises de perfuração, além do laboratório químico.

Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer um produto desenvolvido pela empresa, denominado PIPCAT, que consiste em uma areia Higiênica altamente absorvente que elimina os maus odores e facilita a remoção dos resíduos na higienização animal.

Em seguida os alunos conheceram o ciclo dos processos em cada linha de produção específica, como também, todo o maquinário utilizado para o refino da betonita, e acompanharam todo o processo de armazenamento e de secagem natural da mesma, uma vez que o referido minério possui aproximadamente 60 aplicações, desde a produção de cosméticos, jóias, peças de decoração, e nas indústrias de Petróleo.

A aluna do curso técnico em Mineração, e uma das três mulheres da turma, Silvia Danielle falou da importância desse contato com as empresas na área que pretende atuar, ”Muito importante essa visita, pois podemos ter um contato com o que estamos estudando em sala de aula, conhecer de perto instrumentos, maquinários, e os processos com os minerais. Tudo isso ajuda a abrir os olhos do aluno para o que é ser um técnico em Mineração”, completou.

Sobre trabalhar em um universo masculino, Silvia falou, ”Hoje a mulher destaca se em diversas funções que antes eram apenas dos homens, e vejo isso como um desafio a mais na vida. Particularmente me deixa com mais vontade em aprender, em dominar as técnicas e os conhecimentos, em vim a ser, ao termino do curso, mais uma a se destacar na carreira que escolhi”, completou.

O CT Minerais Ernesto Reibel do SENAI/CITI fica localizado na Av. Assis Chateubriad, 4585. Distrito Industrial em Campina Grande PB. Maiores informações: 83 3182-0231/3182-0210.

Colaboração/Texto/Foto: Gilbran Kalil