Alunos do SENAI apresentam soluções para empresa do setor elétrico durante Grand Prix de Inovação

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 12 de abril de 2021

Alunos apresentam soluções para demanda da OLS Engenharia e Automação

Cerca de 11 alunos do Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, do SENAI Distrito Industrial, em João Pessoa, participaram ao longo da semana passada, de uma competição virtual, onde foram desafiados a desenvolver um equipamento para realizar a limpeza de um sistema solar fotovoltaico de uma empresa do setor de Energia.

Os alunos participantes são dos cursos de Eletroeletrônica e Assistente Administrativo. Durante o Grand Prix de Inovação, eles foram distribuídos em 3 grupos, onde foram orientados por instrutores do SENAI, para apresentar uma solução demandada pela empresa OLS Engenharia e Automação.

O GP começou na segunda-feira (05/04) com a criação das escuderias, que consistem em grupos de trabalho, onde os alunos divididos em grupos de 3 iniciaram a busca por soluções inovadoras para a empresa. Na última sexta-feira (09/04) foi encerrada com a apresentação das propostas de cada equipe para a banca julgadora.

Foram desenvolvidas pela equipe, as seguintes propostas: o LimpBot, equipamento construído com materiais baratos, e que apresenta as funções de enxaguar, esfregar e escorrer, se destacando pela eficácia na limpeza. O LimpSol, equipamento que visa proporcionar a automação e praticidade na limpeza dos painéis solares. O equipamento funciona de forma remota, e utiliza mecanismos de locomoção parcial que é acionado por meio de software. E o Rotary Mop, que possui 2 esfregões giratórios que potencializa a limpeza e funciona de forma automática diminuindo o esforço braçal, outro diferencial é que ele possui um sistema de alongamento que pode alcançar placas na altura de até 9 metros, e um sistema regulatório de água.

O representante da OLS Engenharia e Automação, Igor José Carvalho, falou sobre as contribuições de competições como o Grand Prix para o meio empresarial. E elogiou as propostas criadas pelos alunos do SENAI.

“Tudo que temos disponível hoje no mercado em termos de tecnologia, veio de ideias como essas que vocês estão apresentando. Existe um longo caminho pela frente, mas o mais difícil é começar e persistir. Parabenizo todos os alunos e professores do SENAI pelo empenho, e espero que continuem dando essa importante contribuição para o mercado”, disse Igor José.

Entre as três propostas apresentadas, o Rotary Mop, foi escolhida pela banca julgadora como a melhor.

Todos os alunos envolvidos no GP recebem certificados de participação, e ganham um norral, no desenvolvimento de projetos de inovação.

O objetivo da competição é gerar negócios e resolução de desafios para demandas da indústria, envolvendo: pequenas, médias e grandes empresas, assim como, estimular o empreendedorismo e o fortalecimento do ecossistema empreendedor na Paraíba.

Outras informações sobre o Grande Prix de Inovação e as demais ferramentas oferecidas pelo SENAI da Paraíba para as empresas podem ser obtidas através do telefone: (83) 98885-0051.