Alunos do SENAI conquistam mercado de trabalho
Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 17 de novembro de 2011
Buscar qualificação para enfrentar às exigências do mercado. Esse é o desafio que a maioria das pess
Buscar qualificação para enfrentar às exigências do mercado. Esse é o desafio que a maioria das pessoas enfrenta quase que diariamente, especialmente os jovens. Para auxiliá-los, o SENAI oferece cursos em diversas áreas e o enfoque é sempre o mesmo: inseri-los no mercado de trabalho.
Nesse contexto, o SENAI da Paraíba tem muito a comemorar. Os números do Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes (SENAI da Prata), em Campina Grande, comprovam essa conquista. Do início do ano até o mês de outubro, dos mais de 500 alunos matriculados nos cursos de aprendizagem das áreas de Mecânica de Automóveis, Metalmecânica, Artes Gráficas, Eletroeletrônica, Tecnologia da Informação, contando inclusive com os alunos matriculados neste segundo semestre, 84% deles já estão desenvolvendo a prática profissional nas indústrias de Campina Grande.
Os 70 alunos do curso de Operador e Mantenedor de Máquinas Industriais, turma iniciada em outubro passado, já estão inseridos na prática profissional, desenvolvida na São Paulo Alpargatas S.A. e na Dolomil Industrial Ltda. Um dado muito comemorado, visto que o SENAI tem colaborado para o crescimento do setor industrial, qualificando mão de obra com propriedade.
“O SENAI ganha e a indústria também, porque esses jovens iniciam como aprendizes e muitos deles dão continuidade na empresa como profissionais efetivos, pondo em prática todo o conhecimento adquirido na escola”, destaca Risonete Batista, Coordenadora de Egressos do SENAI Stenio Lopes.
Rafael Alves Castelo Branco, que já fez outros cursos no SENAI, e hoje é aluno do curso de Operador e Mantenedor de Máquinas Industriais, enfatiza a importância do ensino profissionalizante. “O SENAI abre portas, pelo prestígio e qualidade do ensino”, ressalta.
Para Diendall Natana Lopes de Oliveira, 20 anos, o sonho do primeiro emprego foi a motivação para se matricular no curso de aprendizagem industrial. Diendall Natana é a única mulher na turma. A jovem aprendiz que vem desenvolvendo a prática profissional na Dolomil, comemora, “estou muito feliz com essa conquista”.
A missão do SENAI é investir na capacitação de jovens e adultos que buscam uma colocação no mercado de trabalho. E dessa forma, contribuir para o crescimento industrial do país.
Outras informações pelo telefone () 3182 3700.
Colaboração/Texto/Fotos: Raquel Macedo