Compartilhar

Paraíba

Alunos do SENAI PB participam de competição promovida pela Mitsubishi Electric do Brasil

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 10 de maio de 2023

Equipe desenvolveu sistema para monitoramento e correção de fator de potência em tempo real em uma indústria


Um grupo de alunos do curso técnico de Eletrotécnica, do Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, do SENAI, em João Pessoa estão participando de uma competição promovida pela divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric do Brasil.

Gustavo Galdino da Costa, Henrique Oliveira Bezerra da Silva e João Marcelo Figueredo da Silva desenvolveram um sistema para monitoramento e correção de fator de potência em tempo real em uma indústria.  Os alunos são aprendizes da Usina Miriri, em Santa Rita.

“Esse projeto está ajudando muito na minha carreira profissional, me trazendo muitos conhecimentos, melhorando assim minha experiência na área da automação. O SENAI está me dando oportunidade de se preparar para novos desafios”, afirmou Gustavo Galdino.

Para João Marcelo, o projeto trouxe contribuições para a vida dele. “Esse projeto veio em uma hora muito boa para minha vida acadêmica e profissional, de forma a aumentar meus conhecimentos em automação de maneira que eu vou desenvolver mais o aprendizado nessa área, frisou.

O protótipo desenvolvido sob a orientação dos instrutores Igor José Carvalho de Lima Queiroz e Josué da Silva Souza funciona a partir da coleta de dados sobre a rede elétrica da indústria por meio de um medidor de qualidade de energia que envia as informações para um Controlador Lógico Programável da Mitsubishi e para uma interface homem-máquina.

“Ser orientador de um projeto de inovação é uma experiência gratificante e inspiradora, pois permite não apenas compartilhar conhecimentos e habilidades, mas também moldar mentes brilhantes, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e o desejo de transformar o mundo por meio de soluções inovadoras. O melhor de tudo é trabalhar em uma instituição como o SENAI, que nos incentiva a essa prática”, comentou o instrutor Igor Carvalho.

Para o instrutor Josué da Silva Souza, participar do desenvolvimento do projeto é uma oportunidade incrível de unir teoria e prática, ao mesmo tempo em que oferece uma capacitação para os alunos. Além disso, o projeto traz uma relevância significativa, pois a correção de fator de potência melhora a eficiência energética, reduz custos e promove uma indústria mais sustentável, ressaltou.

O desafio da Mitsubishi Electric do Brasil é uma competição que busca incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras por estudantes e profissionais do mercado. Durante o desafio, os competidores também têm a chance de se conectar com outros estudantes, profissionais e representantes da empresa, aumentando sua rede de contatos e possíveis oportunidades de carreira.

A MECA (Mission, Execution, Communication & Achievement) é uma competição entre instituições de ensino superior e técnico das áreas de Engenharia, Automação Industrial e correlatas, na qual equipes de estudantes participam através de projetos com aplicações criativas e inovadoras utilizando os produtos da companhia em seu funcionamento.

Assim como na Seletiva WorldSkills, durante a MECA os alunos do SENAI têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática, aprimorando suas habilidades técnicas e profissionais. Com isso a instituição acaba contribuindo para o avanço da tecnologia e para a solução de problemas reais enfrentados pela sociedade.

E entre os dias 25 e 29 de setembro deste ano, a Paraíba vai sediar a WorldSkills Brasil - Seletiva Nacional 2023. A competição internacional, acontecerá no Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, do SENAI em João Pessoa, e reunirá cerca de 10 mil pessoas, entre estudantes, industriários e visitantes.

Outras Notícias