Alunos do SENAI/PB propõem soluções para problemas da indústria através da Saga da Inovação

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 10 de maio de 2021

A ideia é incorporar alunos da instituição no contexto da tecnologia.

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (2020), 83% das indústrias enfrentam dificuldades na logística de transporte, tanto de produtos como de matérias-primas nessa pandemia. Desse total, 38% estão com muitas dificuldades. Ainda segundo o levantamento, entre os principais problemas citados, estão a queda na demanda por seus produtos, a dificuldade em conseguir insumos e matérias-primas e a redução da oferta de capital de giro no sistema financeiro.

Outras empresas ainda enfrentam dificuldades com o layout do chão de fábrica, crise nos tempos de preparação dos processos ou falta de controle na gestão da produção. Esses são os erros mais comuns quando se trata da manutenção industrial. Com o objetivo de solucionar essas falhas e, ao mesmo tempo, preparar os jovens para futuros desafios nas fábricas surge a iniciativa “Saga Senai de Inovação”.

O Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI) é uma ação da Saga SENAI de Inovação, que busca incorporar os alunos da instituição no contexto da tecnologia, da construção do conhecimento, da descoberta e da motivação intelectual, considerando situações típicas do mundo do trabalho. Esta estratégia de aprendizagem assume caráter interdisciplinar, uma vez que os seus eixos organizadores são as capacidades básicas, técnicas e socioemocionais de distintas unidades curriculares que, inseridas em um contexto desafiador e significativo, despertam o interesse do aluno.

Thiego Brandão, supervisor de Estratégias Educacionais do SENAI/PB, aponta o maior benefício do projeto para as companhias. “A principal vantagem para a empresa é que ela apresenta o seu problema e alunos de todo o Brasil propõem soluções para essa demanda, não havendo necessidade de investimento financeiro, apenas de tempo. Caso a solução seja validada para a empresa, os alunos podem apresentar o projeto e transformá-lo em um produto viável para a indústria”, explica.

A metodologia do SENAI de Educação Profissional mencionada é um processo contínuo, e não há prazo de inscrição para as empresas interessadas em receber soluções. No entanto, os alunos nos cursos de aprendizagem, técnico e superior envolvidos no projeto devem entregar os resultados para submissão da solução até o mês de Dezembro.

Em relação aos projetos que estão sendo desenvolvidos em 2021, Thiego Brandão, conta que eles estão trabalhando em uma demanda do setor calçadista. “Estamos em processo com o projeto COLLAGE ULTIMATE MASTER, projeto desenvolvido pelos alunos do CTCC e com o protótipo projetado em uma ação conjunta entre o CITI e o CTCC. Trata-se de um dispositivo para aplicação de colas em calçados.”, finaliza.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-03/pesquisa-da-cni-revela-impacto-do-coronavirus-na-industria-brasileira

Texto/Colaboração: Bruna Martins