Compartilhar

Paraíba Educação

Aprendizagem criativa: SENAI apresenta metodologia para municípios do cariri paraibano

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 12 de dezembro de 2024

Modelo, implementado este ano em escola de Cabaceiras, estimula a inovação e a iniciação científica entre alunos do Ensino Fundamental


Foto: Prefeitura de Cabaceiras 

Transformar a criatividade em uma importante aliada do processo de aprendizagem de crianças e adolescentes, disseminando a mensagem de que ele pode e deve ser mais intuitivo e dinâmico. Essa é a proposta do SENAI da Paraíba, que em parceria com o Instituto Alpargatas e a Prefeitura de Cabaceiras implantou em uma escola do município três laboratórios voltados à aprendizagem criativa de alunos do ensino fundamental. 

Além de contribuir com a dinamização e o amadurecimento do processo de aprendizagem na Escola Municipal Abdias Aires de Queiroz, o trabalho realizado pelo SENAI e seus parceiros através dos laboratórios também está se transformando em uma referência educacional para a região do cariri paraibano, onde Cabaceiras está localizada.

Por essa razão, representantes de outros sete municípios do cariri foram convidados pelas instituições para conhecer os laboratórios de robótica, maker (dinâmica do faça você mesmo) e de ciências naturais da escola. Nesses três ambientes, os estudantes podem exercitar não só a criatividade, como também aprender de uma maneira mais intuitiva e descontraída, por meio de metodologias que respeitam suas individualidades, limitações e interesses. 

De acordo com o gerente do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial e de Ações Móveis do SENAI Paraíba, Gustavo Andrade, o objetivo da visita foi apresentar aos representantes dos municípios esse trabalho de assessoria educacional e formação continuada realizado pela instituição, de modo a ampliar o impacto positivo dessas ações no cariri. 

“A visita faz parte de uma ação estratégica da Agenda Pacto Novo Cariri 2033, em que o SENAI está inserido, no eixo que busca a implantação da educação empreendedora, financeira e da cultura maker nas redes de ensino. Para isso, apresentamos o exemplo de Cabaceiras, que implementou o projeto de Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional. Ele foi criado em parceria com o Instituto Alpargatas para introduzir a cultura maker nas escolas por meio da capacitação dos docentes, incentivando a inovação e a aprendizagem prática no ambiente escolar”, explicou o gerente. 

Ainda segundo Gustavo Andrade, nas escolas onde foi implantado “o projeto tem transformado os indicadores de desenvolvimento da educação básica, melhorando a sua qualidade e incentivando o gosto pela iniciação científica entre os alunos do ensino fundamental”, acrescentou o gestor. 

Participaram da visita técnica em Cabaceiras representantes dos municípios de Aroeiras, Barra de São Miguel, Boqueirão, São Domingos do Cariri, Caraúbas, Congo e Monteiro. 

Texto/ Colaboração | Déborah Souza 

Outras Notícias