Compartilhar

Aquecimento Global é tema de Palestra no SENAI

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 08 de junho de 2011

Alterações climáticas e mudanças rápidas com efeitos devastadores são consequências do aquecimento g
Alterações climáticas e mudanças rápidas com efeitos devastadores são consequências do aquecimento global, que ocorre desde meados do século XX e deverá continuar no século XXI. Nesse contexto, os alunos do curso Técnico em Climatização e Refrigeração oferecido pelo SENAI da Paraíba, através do Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, em Campina Grande, proferiram palestras, nos meses de abril e maio, para os demais alunos da Unidade.
 
Preocupados com essa realidade e conscientes da responsabilidade, os alunos fizeram um alerta sobre a utilização dos gases altamente redutores da camada de ozônio (CFC, HCFC, HFC). As características desejáveis para manipular fluídos refrigerantes (utilizados em refrigeração doméstica, comercial e industrial), referem-se a não agressão da camada de ozônio, rapidez na absorção do calor e preservação da saúde humana. Mas estima-se que até 2050, esses gases constituirão entre 9% e 19% dos gases responsáveis pelo efeito estufa.
 
Segundo o aluno do curso, Francisco de Assis Jr., para a obtenção de resultados significativos, o esforço para reduzir a poluição precisa ser global. “Somos responsáveis pelo aumento das temperaturas, portanto se faz necessário conscientizarmos o maior número de pessoas possível sobre o que ainda pode ser feito pelo planeta”, frisou.
 
Além das causas e conseqüências do aumento das temperaturas, a palestra abordou ainda, as possíveis alternativas para atenuar os efeitos, a exemplo da utilização de energias renováveis.
 
De acordo com o professor do curso, Carlos Eduardo Barbosa, “energias renováveis são excelentes alternativas para auxiliar o sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global”, ressaltou.
 
Para a estudante do curso de Assistente Administrativo do SENAI, Shirlane de Vasconcelos, a palestra foi uma forma de aumentar a consciência em prol do meio ambiente. “Podemos começar com gestos simples, como por exemplo, usar a água racionalmente”, disse.
 
Informações pelo telefone: () 3182-3700.
 
Colaboração/Texto/Fotos: Raquel Macedo

Outras Notícias