Atuação do SENAI PB na área Têxtil e de Confecção será apresentada no Encontro Econômico Brasil – Alemanha

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 12 de setembro de 2019

O funcionamento dos ISTs é baseado no modelo alemão

No período de 15 a 17/09, será realizado Centro de Convenções da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, o Encontro Econômico Brasil – Alemanha (EEBA), considerado o mais importante evento focado nas relações comerciais entre os dois países.

Com o tema Parceria Brasil-Alemanha em tempos de mudança global, o evento reunirá autoridades governamentais e lideranças empresariais de ambos os países para discutir a ampliação de investimentos e novas formas de cooperação. Na programação acontecerão palestras, encontro de negócios e visitas técnicas.

Durante o Encontro a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP terá um estande institucional, onde será divulgado o portfólio de serviços e projetos desenvolvidos no Instituto SENAI de Tecnologia - IST Têxtil e Confecção.

No estande da FIEP será possível conhecer a atuação do Instituto e identificar como o IST tem apoiado as indústrias do setor têxtil e confecção, oferecendo soluções em tecnologias e inovações especializadas, visando promover a sustentabilidade e a competitividade do setor industrial. Além dos maquinários como a Fiação completa (fibras naturais e sintéticas); Tecelagem (jacquard, pinça positiva, felpa e tecidos especiais); a Estamparia digital (estamparia sublimatica; corte, desbaste e gravação a laser); a Confecção (modelagem e célula de pilotagem); a Malharia (teares circulares eletrônicos e malharia jacquard); além de processos como o Beneficiamento (alvejamento com aplicação de ozônio, lavanderia e tinturaria).

E uma apresentação do Projeto do Jeans, confeccionado com algodão colorido pelo Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção, em parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT e o SENAI de São Paulo. O único jeans produzido no Brasil a partir de algodão colorido foi totalmente desenvolvido no IST, desde a produção do fio, até a modelagem e prototipagem do produto.

Os Institutos SENAI de Tecnologia foram criados em 2015, e possuem um funcionamento inspirado no modelo alemão. Os ISTs foram estruturados através de uma parceria entre o SENAI Nacional e o Instituto Fraunhofer, que atua há mais de 60 anos no mercado e vem ajudando empresas alemãs e estrangeiras no desenvolvimento de processos e produtos.

A entidade alemã orienta os institutos brasileiros no desenvolvimento de processos capazes de atender com rapidez e eficiência às demandas das empresas, além de incentivar a criação de tecnologias e produtos estratégicos para o país.

Esta será a 37ª edição do encontro, que reúne anualmente centenas de empresários interessados em estreitar relações, fechar parcerias, fazer intercâmbio de tecnologias e efetivar negócios. O EEBA é organizado pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) e, nesta edição, com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).