Diante das exigências da nova realidade da indústria brasileira que precisará acompanhar em ritmo acelerado as mudanças estimuladas pela era da quarta revolução industrial, o SENAI da Paraíba realizou hoje de manhã em João Pessoa, a Aula Inaugural do Curso Técnico Têxtil na modalidade Educação a Distância.
O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Magno César Rossi, abriu oficialmente o curso e falou do compromisso do Sistema Indústria que, através do SENAI apoiará as indústrias neste momento de grandes transformações e avanços.
A primeira turma do curso é formada por 30 colaboradores das unidades da empresa Coteminas, instaladas nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Os diretores da empresa Coteminas em João Pessoa e no estado do Rio Grande do Norte, Haroldo Wladimir Macedo e Eduardo Campolina, respectivamente, enalteceram a iniciativa do SENAI em promover esta ação que capacitará os técnicos da empresa para lidarem com os mais altos níveis de tecnologia do segmento têxtil.
Esta iniciativa é resultado de uma parceria entre o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil/ SENAI CETIQT e o Departamento Regional do SENAI da Paraíba. O consultor têxtil, Ismael Oliveira, que tem acompanhado de perto as ações e articulações nesta área que envolve diretamente o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção instalado em João Pessoa, disse que essa parceria é de suma importância para as empresas que estão buscando inovar e preparar suas equipes para mercado dinâmico e competitivo da indústria 4.0.
Dentro da programação da aula inaugural foram realizadas duas palestras. A primeira proferida pelo coordenador da Escola Técnica do SENAI/CETIQT, Celso Junior, sobre “Educação a Distância: a Formação para o Futuro” e a segunda palestra da manhã, abordou o tema “A Importância da Classificação de Fibras para o Processo Têxtil”, proferida pelo professor especialista têxtil, Marcelo Eiti Banja.
Ao final das palestras, os alunos conheceram de perto a planta tecnológica do Instituto SENAI Têxtil e Confecção, no Distrito Industrial em João Pessoa, cujas máquinas e estrutura poderão ser utilizadas para as aulas práticas presenciais do curso.
O Curso Técnico Têxtil EAD, tem carga horária de 1340h, sendo 1072 a distância, e 268 de forma presencial. Durante o curso, os alunos participam de atividades práticas e situações de aprendizagem. Para saber mais informações, empresas e profissionais interessados poderão entrar em contato pelo telefone (83) 3044-6611.