O Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco - CTCC, do SENAI/PB com o apoio do SEBRAE lançarão, hoje, às 19h30, a 4ª Edição do Caderno e CD ROM Tendências para Calçados e Artefatos Primavera Verão 2007-2008.
A paraíba participa desta quarta edição em quatro páginas assinadas pela equipe da Unidade de Design do CTCC, coordenada pelo estilista Angelo Rafael, com ilustrações e projeto gráfico do designer Vinícius Sales.
O Caderno de Tendências é considerado a mais elaborada e eficaz ferramenta sobre pesquisa de comportamento , design e tendências para o setor da moda em calçados e artefatos no país, com projeções já constatadas internacionalmente, e faz parte do Projeto Multiregional e Gestão Estratégica em Design do SENAI e conta com o apoio de outras instituições do setor.
Na conceituação de uma identidade para os produtos brasileiros, em especial a identidade cultural nordestina, já explorada e interpretada nas edições anteriores, com temas como Lampiões, Cangaceiros e Carabinas, Cassino Eldorado e Nordestinidade Universal, desta vez as propostas partem da temática da Literatura de Cordel, abrindo o seu foco sobre o universodas xilogravuras, da poesia em si, do imaginário popular através da sua simbologia vastíssima que discorre sobre as histórias pitorescas de nosso povo.
Como pano de fundo as tendências buscam inspirações nas obras dos mestres poetas, repentistas, escritores e cantadores de viola, emboladores de côco, em cantigas de amor e amigo, cantigas de cego e também no Movimento Armorial.
O Caderno de Tendências para a Coleção Primavera/Verão 2007/2008 traz uma homenagem ao maior poeta da Literatura de Cordel em atividade, o peranmbucano radicado em Campina Grande, Manuel Monteiro, que lança conjuntamente com o caderno o folheto "No Rastro dos Calçados - do curtimento ao design, contribuição para o tema que nesta edição o caderno aborda.
A intenção de instigar os estilistas, designers e criadores é proposital. Instigação enquanto mola propulsora para o processo criativo, que pode oferecer outra conotação para a identidade dos produtos e que possa através de leituras estéticas firmar no mercado da aldeia global o que se pode classificar vendável, confortável, de bom gosto e de boa qualidade.