Paraíba

Casal aposta no empreendedorismo e conquista prêmio após fazer curso ofertado pelo SENAI da PB

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 12 de novembro de 2021

O Curso de Qualificação em Confeitaria que Cláudio e a esposa fizeram, teve carga horária de 160h, e aconteceu por meio da parceria com o Instituto Alpargatas, Prefeitura Municipal de Guarabira e SENAI da Paraíba.

O ano de 2021 foi marcado por desafios e oportunidades para Cláudio Costa e Lucilene Lins. Moradores da cidade de Pilõezinhos, no brejo paraibano, o casal trabalhava na Unidade da Indústria Alpargatas no município, que encerrou as atividades por conta da pandemia.

Cláudio já trabalhava há mais de sete anos na empresa, como líder de produção, e Lucilene há quase seis anos, como operadora de costura. Desempregados e com um filho de apenas três anos, a incerteza em relação ao futuro os deixou apreensivos, mas ao conhecerem o Projeto Empreender Alpa, que através de uma parceria com o SENAI ofereceu diversos cursos na cidade de Guarabira, localizada há cerca de 6 km de Pilõezinhos, eles resolveram se matricular no curso de confeitaria.

Ele conta que a partir dai eles receberam apoio para empreender.  “Como sempre gostamos de cozinhar, escolhemos o curso de confeiteiro, e isso nos ajudou não apenas no aperfeiçoamento, mas também nos motivou a abrir o nosso próprio negócio em meio à crise causada pela pandemia do coronavírus. Não tínhamos muito ideia de como iniciaríamos o nosso empreendimento, mas com o apoio, as dicas e sugestões dos nossos professores iniciamos a nossa tapiocaria que já está em funcionamento há seis meses”, explicou Cláudio.

Apesar do pouco tempo, o empreendimento tem conquistado o paladar da população de Pilõezinhos, e o reconhecimento veio através do Prêmio “Melhores de 2021”, realizado por uma empresa privada, que elegeu o cuscuz recheado da Tapiocaria e Cia da Lu’h, o melhor do ano. A votação aconteceu através do Instagram, e contou com a participação dos guarabirenses e moradores da região do Brejo paraibano. No próximo dia 20, Cláudio e Lucilene receberão o troféu que confirma o sucesso do empreendimento da dupla.

“Não é fácil empreender, principalmente quando estamos numa zona de conforto, então iniciar um novo negócio acaba sendo desafiador, mas seis meses depois de ter iniciado a nossa empresa mudamos a nossa vida, encontramos uma luz que estava no fim do túnel e não enxergávamos. O SENAI nos ofereceu uma oportunidade de vida nova, porque praticar o que sempre gostamos de fazer, algo que estava adormecido em nós, tem sido muito proveitoso”, afirmou o empreendedor.

O sonho do casal é ir além, a vocação empreendedora na área de alimentos, para eles, está apenas começando. “Nosso desejo é montar uma padaria, com variedades de lanches e doces, e vamos batalhar para isso, já demos um grande passo, para quem nunca trabalhou neste segmento, nos engrandece recebermos elogios diários e principalmente aprofundarmos nossos conhecimentos a cada dia, naquilo que fazemos com prazer e muito amor”, finalizou Cláudio.

O Curso de Qualificação em Confeitaria que Cláudio e a esposa fizeram, teve carga horária de 160h, e aconteceu por meio da parceria com o Instituto Alpargatas, Prefeitura Municipal de Guarabira e SENAI da Paraíba, através do Centro de Ações Móveis - CAM. Cláudio foi aluno do instrutor Carlos Costa, já Lucilene do instrutor Alan Queiroz, eles concluíram o curso praticamente no mesmo período, e já demonstravam potencial para a área de alimentos.

“Quando Lucilene se matriculou no curso, ela já tinha um projeto que era investir na área de alimentos, queria empreender. Então durante as aulas ajudamos, dando orientações e um suporte para que esse sonho se tornasse realidade, e é gratificante ver que ela e o marido  além de novos conhecimentos, conseguiram chegar onde queriam”, comentou Alan Queiroz, instrutor.

“Cláudio já mostrava interesse, era um aluno comprometido com as atividades, e antes de terminar o curso, já começou a investir no ramo de alimentação, junto com a esposa dele”, afirmou o instrutor Carlos Costa.

O sucesso da Tapiocaria e Cia da Lu’h é motivo de orgulho para o instrutor. “Estou muito feliz e grato a Deus pelo resultado alcançado. Sou cliente da tapiocaria, e eles estão colocando em prática tudo que aprenderam no curso, com um diferencial no atendimento e oferta de produtos de qualidade. Vê-los se destacando no mercado, me motiva a continuar com a missão de educador”, ressaltou o instrutor.