Cerca de 2 mil estudantes de escolas públicas e privadas participam do Mundo SENAI na PB

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 21 de novembro de 2019

Programação do Mundo SENAI terá continuidade nesta sexta-feira

Nesta quinta-feira, o Centro de Educação Profissional Prof. Stenio Lopes, em Campina Grande, e o Centro de Formação José William Lemos Leal, em Bayeux receberam caravanas de estudantes de escolas públicas e privadas durante a 11ª edição do Mundo SENAI.

A programação foi aberta às 08h30 da manhã, com visitas guiadas nas duas Unidades do SENAI.

Em Campina Grande, cerca de 1100 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo - Estadual da Liberdade, da Escola Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortensio de Sousa Ribeiro – Premem, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, do Centro de Preparação Educacional Positivo – CPEP e da Escola SESI João Rique Ferreira visitaram os laboratórios dos cursos de Mecânica, Eletroeletrônica, Gráfica, Tecnologia da Informação, Refrigeração, Automação, Alimentos e do curso técnico de Administração.

Durante a programação os visitantes acompanharam ainda uma apresentação da equipe do SESI sobre o Novo Ensino Médio que será oferecido nas Escolas do SESI. E receberam também orientações sobre o Programa de Estágio do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, se cadastraram para concorrer as vagas oferecidas pelo Programa de estágio e o Programa Mais Aprendiz, e ainda participaram de uma capacitação onde receberam orientações sobre elaboração de currículo, como se comportar em entrevistas, e também sobre orientação vocacional.

Já na Unidade do SENAI, em Bayeux, 743 estudantes da Escola Estadual João Caetano, Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Moacir Dantas, Escola Municipal Berenice Ribeiro Coutinho, Colégio Intensivo, Escola Estadual de Ensino Fundamental Tancredo Neves, Escola Municipal Vereador João Belmiro dos Santos, Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria José Pinto Lima e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Veraldo Leite participaram da programação do Mundo SENAI, onde conheceram a estrutura de laboratórios utilizadas nos cursos de Instalador Hidrossanitário, Pedreiro de Edificações, Segurança do Trabalho, Técnico em Edificações, Carpinteiro de Obras, Serralheiro de Alumínio, Armador de Ferros, Eletricista Predial, Comandos Elétricos, Segurança Eletrônica e Assistente Administrativo.

Os estudantes tiveram também a oportunidade de conhecer o Espaço Olimpíada do Conhecimento, os Projetos Integradores (com Impressora 3D), a Casa Cerâmica (blocos estruturais), além da estrutura de Robótica.

“O Mundo SENAI tem o propósito de apresentar à comunidade todas as ações que desenvolvemos em educação profissional, tecnologia e inovação nas mais variadas áreas que atuamos, como por exemplo, na Construção Civil, na Metalmecânica, na Eletroeletrônica, no setor de Alimentos, no segmento Têxtil e Confecção, ou seja, nas 15 áreas de atuação do SENAI. Então durante o Mundo SENAI essas pessoas têm a oportunidade de conhecer in loco, de participar de atividades práticas, de atividades virtuais nos nossos laboratórios, e também de verem todas as ações que fazemos em Educação, em Tecnologia que tem um papel importante na contribuição para a melhoria do processo produtivo das empresas, mas também em inovação, onde as empresas ou até uma Startup pode receber o apoio do SENAI para transformar a sua ideia num processo ou produto. E para as comunidades, o SENAI apresenta o que tem de melhor, para que esses visitantes recebam informações e orientações, para num futuro breve estarem inseridas na família SENAI, fazendo um curso ou recebendo algum atendimento da nossa instituição, e percebemos o quanto é relevante essa programação que atende as duas partes, e que vai com certeza contribuir para a sustentabilidade da indústria e transformação da sociedade”, ressaltou Janildo Sales, gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI PB.

Nesta sexta-feira, 22/11 será a vez dos estudantes de João Pessoa conhecer a formação técnica e os laboratórios do Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, no Distrito Industrial da Capital.

O Mundo SENAI mostra que a instituição está inserida e preparada para a quarta revolução industrial, com tecnologias mais complexas, que exigirão novas formas de trabalho e profissionais com novas habilidades e competências.

A programação é uma excelente oportunidade para ampliar a percepção do jovem em relação à educação profissional, inovação e serviços técnicos e tecnológicos, por meio de palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional, e visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria.

O Mundo SENAI foi criado em 2009 e nesses 10 anos recebeu mais de 3 milhões de visitantes em todo o Brasil. Em 2018, 409 unidades, entre fixas e móveis, nos 27 Regionais mais o CETIQT, reuniram mais de 280 mil visitantes, que puderam conhecer e experimentar o universo da indústria e das profissões.