Compartilhar

CIPA do SENAI CEP Prof. Stênio Lopes realiza eleições

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 23 de abril de 2010

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho - CIPA - do Centro de Educação Profissional
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho - CIPA - do Centro de Educação Profissional Prof. Stênio Lopes realizou no último dia 22/04, eleições para o cargo de vice-presidente da gestão 2010/2011. O edital de convocação para participação dos funcionários/colaboradores foi divulgado no dia 29 de março, e as inscrições para os interessados em se candidatar ao cargo foram abertas no dia 05 e encerradas no dia 16 deste mês. A votação aconteceu das 8h às 16h, na sala de Recursos Didáticos da unidade.
 
A CIPA é um órgão que tem como função zelar pela integridade física dos trabalhadores tratar da prevenção de acidentes, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança.  Ela é composta por integrantes do empregador e dos empregados. A comissão do CEPSL é composta pelos seguintes cargos: Presidente (indicado pelo empregador); Vice-Presidente (eleito pelos colaboradores); Suplentes de Presidente e Vice-Presidente; 1º Secretário e 2º Secretário (escolhidos de comum acordo entre o Presidente e o Vice).
 
A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho. Cabe ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho (DRTS) fiscalizar a organização das CIPAS. A empresa que não cumprir a lei será autuada por infração ao disposto no artigo 163 da CLT, sujeitando-se à multa prevista no artigo 201 desta mesma legislação.
 
Segundo o Presidente da CIPA, Walber Bruno Braz, a comissão tem como atribuições garantir a qualidade da saúde e segurança dos trabalhadores; Promover medidas de prevenção de acidentes; Organizar anualmente a Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT, com palestras, cursos, treinamentos, orientações e outras atividades que desperte os cuidados com o bem estar dos colaboradores; Providenciar equipamentos de segurança; Conscientizar sobre o uso correto dos equipamentos de segurança; Divulgar e advertir quanto às normas de segurança; Elaborar anualmente o Mapa de Riscos da empresa.
 
O resultado do Vice-Presidente da CIPA para gestão 2010/2011 será divulgado nessa sexta-feira 23, às 10h da manhã. A nova comissão toma posse no dia 12 de maio, dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos e iniciando novas estratégias, tendo como embasamento a saúde e segurança de todos que fazem o SENAI CEP Prof. Stênio Lopes.   
 
Colaboração/Texto/Fotos: Aline Souza.

Outras Notícias