Compartilhar

Paraíba

Coleção MogPraia: alunos do SENAI expõem peças de coleção desenvolvida durante curso de vestuário em Mogeiro

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 08 de fevereiro de 2022

Nesta segunda-feira, 07/02, Verônica e as colegas de turma concluíram o curso e realizaram uma exposição que reuniu as peças desenvolvidas durante o projeto. O trabalho realizado pela turma foi exposto em uma estrutura montada na unidade da Alpargatas, no município de Mogeiro.


Verônica Ramos mora na cidade de Mogeiro, no agreste paraibano, mãe de três filhos, e resolveu se qualificar para ter condições de oferecer uma vida melhor à família. O curso de costureiro de máquinas industriais (moda praia e moda íntima) oferecido pelo SENAI, através do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI/CAM, foi um divisor na vida da jovem, que conseguiu dar um passo importante na sua profissionalização.

Em novembro de 2022 Verônica se matriculou no curso, oferecido através da parceria do SENAI com o Instituto Alpargatas, através do projeto Empreender Alpa, que promove capacitação profissional para geração de emprego, renda e fomento do empreendedorismo.

A aluna falou sobre sua experiência. “Eu jamais imaginei que pudesse fazer um curso nesta área, aqui em Mogeiro, algo que além de uma profissão, fez com que eu enxergasse além. Durante as aulas do curso fomos estimulados pela nossa instrutora a enxergar nosso potencial, e mesmo dividindo meu tempo entre os cuidados com meus filhos e as aulas, me esforcei para conseguir concluir. Consegui comprar uma máquina e meu projeto é empreender na área, vou fabricar minhas próprias peças e trabalhar por conta própria”, confidenciou Verônica.

Nesta segunda-feira, 07/02, Verônica e as colegas de turma concluíram o curso e realizaram uma exposição que reuniu as peças desenvolvidas durante o projeto. O trabalho realizado pela turma foi exposto em uma estrutura montada na unidade da Alpargatas, no município de Mogeiro.

No local, colaboradores da indústria e representantes da comunidade puderam conferir o talento dos profissionais formados pelo SENAI, através das variadas peças da coleção MogPraia, que foram comercializadas a preço reduzido, durante a exposição.

O dinheiro arrecadado com as vendas das peças será utilizado na estruturação de uma cooperativa de costureiros, que será instalada no município. A organização da equipe de trabalho foi feita pela instrutora do SENAI, Lailane Melo, que além de ensinar a técnica, estimulou os alunos a pensarem de forma empreendedora, gerando para esses profissionais a oportunidade de construção de uma liberdade financeira.

“Foi muito satisfatório participar dessa ideia inovadora, onde além de trabalhar a qualificação profissional, desde os princípios básicos da costura até os mais elaborados, procuramos preparar os alunos para empreender. E durante a exposição, eles puderam mostrar que estão qualificados para essa atividade”, ressaltou a instrutora Lailane Melo.

A turma concluinte do curso, na cidade de Mogeiro, foi formada por 21 alunos. As aulas aconteceram entre os meses de novembro de 2021 e fevereiro de 2022, totalizando 210 horas/aula.

“Com esse projeto inovador conseguimos transformar vidas, através da Educação Profissional, algo que faz parte do propósito do SENAI e que vamos replicar em outros cursos oferecidos pelo CITI/CAM”, enfatizou o gerente do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial do SENAI PB, Gustavo Andrade.

EMPREENDER ALPA

O projeto Empreender Alpa oferece diversas opções de qualificação gratuita, com cursos nas áreas de eletricista predial e industrial, pedreiro, padeiro, confeiteiro, mecânico de motocicletas, modelista de vestuário, costureiro de máquinas industriais, confeccionador de lingerie e moda praia, operador de processo de produção da indústria de alumínio e operador de empilhadeira.

COSTUREIRO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS

O curso de Costureiro de Máquinas Industriais oferecido pelo SENAI é hoje uma grande oportunidade de egresso ao mercado de trabalho, já que a área do vestuário é um dos segmentos que mais emprega pessoas no Brasil. O profissional egresso do curso tem ainda a oportunidade de empreender individualmente, o que acaba sendo um atrativo para quem busca independência financeira.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 3182-0203 ou pelo aplicativo Appsenaipb (https://apptuts.bio/appsenaipb).

Outras Notícias