Paraíba

Com apoio do SENAI PB Escola Municipal realiza evento onde aplica conceitos da Cultura Maker

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 26 de setembro de 2022

A Feira é resultante de um projeto que está sendo desenvolvido pelo SENAI da Paraíba em parceria com o Instituto Alpargatas na Escola Municipal Iraci Rodrigues de Farias Melo desde o mês de maio desse ano.

Cerca de 120 alunos do 9º ano, do Ensino Fundamental da Escola Municipal Iraci Rodrigues de Farias Melo, na cidade de Mogeiro participaram nesta segunda-feira, 26/09, da Era Steam – uma Feira de Ciências e Matemática, onde colocaram em prática conhecimentos sobre tecnologia, sustentabilidade e inovação.

Durante o evento, foram apresentados para a comunidade local, 21 projetos, envolvendo desde a produção de jogos eletrônicos, equipamentos de realidade virtual, e também projetos de empresas formatadas pelos alunos com foco na produção sustentável de shampoo e condicionados em barra, e foi apresentado ainda um aplicativo de recomposição de aprendizagem.

“Durante seis meses, os alunos foram divididos em equipes, que eram denominadas empresas, e neste período tiveram aulas de empreendedorismo, educação fiscal, educação financeira e desenvolveram um produto. E hoje durante a Feira avaliamos o aprendizado que os nossos alunos tiveram através da elaboração de um portfólio, que foi acompanhado por nós”, ressaltou Audray Silveira, professora de matemática e uma das organizadoras do evento.

“O desenvolvimento do projeto, estimulou o desenvolvimento dos nossos alunos por meio da aprendizagem criativa, fazendo com que eles desenvolvessem, a capacidade de análise e resolução de questões e problemas, estimulando a preparação dos alunos, para seu papel social. O viés produtivo do curso do SENAI, auxilia os professores a pensarem na educação Maker, que também é uma forma empreendedora”, disse Linaldo de Oliveira, professor de Ciências.

O projeto desenvolvido pelo SENAI visa promover a aprendizagem criativa com a aplicação dos princípios e técnicas de inovação e empreendedorismo sustentável, promovendo experiências através do desenvolvimento de soluções para problemas reais.

“Essa Feira foi o "pontapé" inicial de algo que pretendemos difundir em nossa escola, para fortalecer a Cultura Maker, que até então era pouco explorado em nossa escola. E todas essas possibilidades, nós identificamos após o projeto do SENAI e Instituto Alpargatas”, comentou Audray Silveira.

Durante o desenvolvimento do projeto, a equipe do SENAI leva para a comunidade escolar capacitações e implementação de um espaço maker, ambientes de aprendizagem com equipe multidisciplinar e infraestrutura e de acesso livre para que os alunos possam ser protagonistas do aprendizado, tornando-se inventores, empreendedores e poderem, de maneira colaborativa, propor soluções para problemas complexos.

O projeto contemplará a estruturação e montagem dos ambientes Makers, capacitação para docentes e equipe pedagógica, capacitação para alunos, e a realização de um Grand Prix de Inovação, além de premiações para alunos e professores.